Em duelo entre equipes que lutam para fugir do rebaixamento do Campeonato Paulista, a Portuguesa foi mais eficiente e derrotou por 1 a 0 o Guarani na noite deste domingo (18), pela nona rodada. Giovanni Augusto, em cobrança de pênalti na primeira etapa, ajudou o time da capital a vencer a primeira no Canindé em 2024.

Com o resultado, a Lusa inverte de posição com a equipe campineira na classificação geral. O Bugre passa a ocupar a penúltima colocação, estacionado nos cinco pontos e divide a zona da degola com o Santo André, que tem quatro. A Portuguesa, por outro lado, sobe para o segundo lugar do Grupo A, agora com sete pontos, e entra na zona de classificação do Estadual.

Na próxima rodada, a Lusa visita o Botafogo-SP no  domingo, às 18h, em Ribeirão Preto. No mesmo horário, o Guarani recebe o São Paulo em Campinas.

Lusa e Bugre mediram forças neste domingo, no Canindé – Foto: Jhony Inácio/Ag. Paulistão

O jogo

A Portuguesa criou as melhores chances na primeira etapa. Douglas Borel chegou a balançar a rede após cobrança de falta no meio-campo, mas a checagem da arbitragem de vídeo contribuiu para a anulação do gol. Ricardinho quase anotou diante do ex-clube após um toque de cobertura, que parou no travessão. A insistência deu resultado. A Lusa abriu o placar em cobrança de pênalti depois que Douglas Borel foi derrubado na área. Giovanni Augusto não vacilou no último minuto antes do intervalo.

O Guarani continuou com a mesma postura tímida, embora tenha desperdiçado a melhor oportunidade da segunda etapa, com Reinaldo. O time teve Heitor expulso, mas pouco depois Denis também recebeu cartão vermelho e também deixou a Lusa com um a menos. Os campineiros ainda chegaram a reclamar de possível pênalti do goleiro Thomazella, até então mero espectador da partida, em cima de Marlon. Contudo, o VAR não chegou a ser acionado.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários