Futebol Brasil

Posse de bola e ‘Diniz dos Pampas’: os segredos do sucesso do Ypiranga

Em tempos de sucesso de Fernando Diniz, o modelo de jogo baseado na fidelidade à posse de bola e à ousadia ofensiva multiplica adeptos pelo país. Esse é o exemplo de filosofia adotada por Luizinho Vieira, técnico do Ypiranga de Erechim, que enfrenta o Botafogo nesta quarta-feira, às 21h30, pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. Há quase dois anos à frente da equipe gaúcha, ele já acumula ótimos resultados.

Entre as façanhas estão as vitórias sobre o Grêmio e Red Bull Bragantino (esta pela competição nacional), nesta temporada. Além disso, o Ypiranga superou o Internacional no Gauchão de 2022, terminou a fase classificatória em primeiro lugar e só parou para o Grêmio, a exemplo da semifinal deste ano, nos pênaltis. Aliás, vale frisar, todos esses triunfos foram no Colosso da Lagoa, o alcapão canarinho.

Ypiranga fez 3 a 1 no Bragantino, pela 2ª fase da Copa do Brasil, no Colosso da Lagoa – Foto de Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

A próxima missão é superar o Botafogo, que vem de resultados e desempenhos irregulares. Na prática, a principal crítica ao trabalho de Luís Castro, neste momento, é que falta padrão de jogo e consistência. O que, por sua vez, está longe de ser uma dificuldade para o Ypiranga.

“A primeira coisa que a gente estabeleceu no Ypiranga foi um modelo de jogo. Ano passado funcionou bem. Foi a nossa primeira contratação. Até porque o Ypiranga não tem essa grana toda para fazer investimento alto. Tem que estar atento ao mercado e às características dos atletas. O modelo está aqui, está pronto. O Ypiranga parte desse princípio de não esperar (o adversário)”, afirmou Luizinho, recentemente, ao ‘ge’.

Vem aí o ‘Diniz dos Pampas’ no Ypiranga?

A imprensa gaúcha concorda que a proposta ousada é uma característica marcante do time do interior. Há referências semelhantes em vários relatos dos jogos, como se Luizinho Vieira, ex-lateral de Athletico-PR e Ponte Preta, fosse uma espécie de “Diniz dos Pampas”.

“O principal motivo do sucesso é a manutenção do técnico. Ele montou um estilo de jogo ofensivo, mas que não descuida da parte defensiva. Mesmo com trocas de jogadores, a estrutura se mantém e a proposta de jogo não se altera pelo adversário. O Ypiranga é um time que gosta muito da bola”, explicou ao Jogada10 o repórter Marco Souza, do Zero Hora.

Os destaques individuais são o volante Lorran, cria da base do Atlético-MG, o meia João Pedro, que jogou no próprio Botafogo em 2018, e o atacante Erick Faria, que marcou cinco gols no ano (um a menos que Bruno Baio). Inclusive, Erick foi artilheiro do Gauchão na temporada passada. Com isso, foi negociado com o Vasco. Em São Januário, porém, não teve o mesmo sucesso e retornou em janeiro.

Referência do ataque do Ypiranga, Erick fez poucos jogos pelo Vasco – Joel Silva / Jogada10

A equipe já não conta mais com os dois laterais titulares (Gedeilson e Patric Calmon) em relação à base do Gauchão. Por outro lado, já repôs com agilidade e não deve perder força. Ivan, que disputou o Campeonato Paulista pelo São Bento, será titular na direita.

Premiação é 10x maior que a folha

A Copa do Brasil é vista como um plus no caminho do Ypiranga. E, claro, também é uma ótima fonte de receitas. Afinal, quem avançar às oitavas de final recebe R$ 3.3 milhões. O valor, por sinal, representa dez vezes a folha salarial de elenco e comissão técnica.

O foco, no entanto, está no acesso à Série B do Brasileirão. O clube canarinho espera estar preparado para confirmar o favoritismo na Série C e driblar o excesso de expectativa que os torcedores criaram em 2022.

Após a partida desta noite, Botafogo e Ypiranga já tem data marcada para decidir a vaga: dia 26 de abril, no Nilton Santos.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Andre Casado

Posts Recentes

Euro: goleiro da Sérvia agride torcedor em bar antes de eliminação

O goleiro Milinkovic-Savic, da Sérvia, se envolveu em uma confusão num bar, em Munique, com…

27 de junho de 2024

São Paulo bate o Corinthians no Brasileiro Sub-20; zagueiro do Timão sai de ambulância

O São Paulo venceu o Corinthians nesta quinta-feira (27), por 3 a 1, em jogo…

27 de junho de 2024

Ex-árbitro, comentarista da Globo reprova cartão vermelho contra o Vasco

Na derrota para o Bahia, na última quarta-feira (27), o Vasco sofreu mais uma expulsão…

27 de junho de 2024

Fluminense está escalado contra o Vitória no primeiro jogo sem Diniz

O Fluminense já está escalado pelo novo técnico Marcão para o duelo de logo mais,…

27 de junho de 2024

Kendry Páez bate mais um recorde em sua curta carreira

Aos 17 anos de idade, Kendry Páez dá seguidas mostras de que tem potencial para…

27 de junho de 2024

Torcedores do Corinthians invadem CT e Parque São Jorge

Na zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o Corinthians vive um momento turbulento dentro e…

27 de junho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!