A dura realidade do Vasco tornou-se ainda mais visível após a derrota por 2 a 0 para o Flamengo na quinta-feira (4), no Maracanã. Com a vitória do Fortaleza sobre o Coritiba, os comandados de Vanderlei Luxemburgo podiam encerrar a rodada a um ponto da zona de rebaixamento, caso o Sport vencesse o, agora rebaixado, Botafogo. E foi o que ocorreu. Com quatro jogos restantes até o fim do Campeonato Brasileiro, o Cruz-Maltino precisa voltar a pontuar para se livrar do rebaixamento. Mas um outro fator também já começa a tirar o sono dos torcedores: o time pode fazer o papel de fiel da balança para o arquirrival faturar mais um título nacional.

Flamengo X Vasco da Gama - Campeonato Brasileiro - 04-02-2021 - Marcelo Cortes / Flamengo
No Maracanã diante do arquirrival, o Vasco limitou-se a defender no primeiro tempo. Igualou as ações na etapa final, mas não conseguiu evitar a derrota  – Marcelo Cortes / Flamengo

Isso porque o Internacional, líder com 66 pontos, está apenas dois à frente do Flamengo. O duelo contra os gaúchos ocorrerá no dia 14, em São Januário, uma rodada antes de o Colorado fazer a “final” contra o Rubro-Negro no Maracanã. Antes disso, o Cruz-Maltino encara a sua “decisão” contra o Fortaleza, fora de casa. E dependendo do resultado na capital cearense, a equipe carioca poderá chegar para o confronto diante do Internacional precisando desesperadamente dos três pontos, o que cairia como uma luva para o seu arquirrival, que briga com o time de Abel Braga pela taça.

O risco de queda para a Série B do Brasileiro, calculado pelo matemático Tristão Garcia, é de 30%. Em campo, porém, o que se vê é um Vasco improdutivo, sem conseguir criar chances de perigo contra os adversários, limitando-se a correr em busca da bola. O time não vence há três jogos. Dos últimos nove pontos, somou apenas dois.

Além de Fortaleza e Internacional, a equipe da Colina visita o Corinthians no dia 21, e encerra sua participação diante do Goiás, no dia 25, em São Januário.

Vasco já ‘ajudou’ o rival a ser campeão brasileiro na década de 90

Em caso de triunfo sobre o Colorado, o Vasco pode ajudar o Flamengo a faturar a taça. Algo que não seria novidade. Em 1992, quando o Rubro-Negro sagrou-se campeão nacional, o enredo foi semelhante. Com o Botafogo já assegurado na decisão, Vasco, Flamengo, São Paulo e Santos foram para a última rodada com chances. Para o clube da Gávea, era derrotar o Santos e secar o São Paulo. Os rubro-negros venceram por 3 a 1 e, com o trunfo cruz-maltino por 3 a 0 sobre o Tricolor paulista, apesar dos gritos de “entrega” da torcida em São Januário, o Flamengo garantiu a outra vaga na final.

Comentários