Futebol Internacional

Promotoria retira acusações contra Neymar sobre o caso de sua transferência para o Barcelona

A Promotoria espanhola retirou, nesta sexta, todas as acusações de corrupção e fraude contra Neymar e os demais réus no julgamento realizado em Barcelona por supostas irregularidades durante a transferência do jogador para o Barcelona em 2013.

Neymar ao lado de seu pai no julgamento sobre o caso de sua transferência ao Barcelona – JOSEP LAGO/AFP via Getty Images

Nesse sentido, o Ministério Público do país optou por tal mudança após as declarações do ex-presidente do clube catalão Josep Maria Bartomeu no Tribunal do Barcelona  em que negou a participação de Sandro Rosell, os pais do jogador , Odilio Rodrigues, Santos e N&N na  contratação do jogador. Antes disso, havia pedido dois anos de prisão e multa de 10 milhões de euros. (cerca de R$ 53 milhões)

Sem provas, segundo o Ministério Público espanhol

Dessa forma, de acordo com o periódico espanhol “Marca”, o promotor alegou  diante de um tribunal em Barcelona que “o caso se baseou em presunções, não em provas”. Sendo assim, o processo ainda segue no âmbito civil, contudo deve perder força após a retirada das acusações.

Vale destacar que o brasileiro e sua família ainda não se manifestaram oficialmente sobre o caso. No entanto, segundo a agência de notícias REUTERS, eles pretendem pedir reembolso dos custos do processo, que chamaram de “imprudência, atuação de má-fé e abuso de processo”.

Portanto, a retirada das acusações foi divulgada no tribunal nos últimos dias do julgamento, que teve início em 2015. Ela seguiu como um verdadeiro  imbróglio na Justiça espanhola. A transferência do jogador gerou a demissão do então presidente do clube catalão, Sandro Rossel, e o desgaste do atleta no país.

A ação foi movida pela DIS e, desde aquela época, Neymar passou a ser acusado do crime de corrupção empresarial pelo Ministério Público da Espanha. Segundo a alegação dos advogados do atleta, o valor dos contratos extras questionados pela DIS, de cerca de 40 milhões de euros (cerca de R$ 207 milhões). Esses valores correspondem a um “bônus de contratação legal e habitual no mercado do futebol”.

Por fim, os outros acusados são três pessoas jurídicas: FC Barcelona, Santos FC e a empresa fundada pelos pais de Neymar para administrar sua carreira.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

 

Felipe Melo

Posts Recentes

Tênis atirado em campo atrapalha goleiro da Romênia em gol da Holanda

Um par de tênis atirado no gramado chamou atenção no terceiro gol da Holanda na…

2 de julho de 2024

Ex-Atlético e Santos, Cazares acerta com o Paysandu

O Paysandu anunciou nesta terça-feira (2) a contratação do meio-campista equatoriano Juan Cazares, ex-Atlético MG…

2 de julho de 2024

Goiás derrota o América-MG e cola no G4 da Série B

Nesta terça-feira (2), o Goiás derrotou o América-MG por 2 a 1, em jogo realizado…

2 de julho de 2024

Flamengo volta à Europa em busca de reforços

O Flamengo vai à Europa para buscar reforços na próxima janela de transferência. O vice-presidente…

2 de julho de 2024

Mateo Ponte ganha chance de retomada no Botafogo

O Botafogo embarcou rumo ao Mato Grosso, onde enfrenta o Cuiabá pela 14ª rodada do…

2 de julho de 2024

Seleção Brasileira terá novidade na partida contra Colômbia

A Seleção Brasileira terá uma mudança na escalação para enfrentar a Colômbia, nesta terça-feira (2),…

2 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!