Futebol Brasil

Protagonista do Nova Iguaçu, Bill reencontra o Flamengo cinco anos após assistência decisiva

Após dezoito anos, um clube de fora dos quatro grandes do Rio de Janeiro surpreendeu e chegou à final do Carioca. Desta vez, o Nova Iguaçu, do técnico Carlos Vitor, fez uma campanha consistente na Taça Guanabara e eliminou o Vasco na semifinal. Em campo, um jogador, que chegou a formar um trio com Viní Jr e Lincoln na base do Flamengo, chama a atenção pelo Carrossel da Baixada: Bill.

Antes mesmo de chegar ao clube da Gávea, ainda nas divisões de base, o atacante iniciou seu caminho no futebol na equipe da Baixada Fluminense. Ainda jovem, o dedicado Bill saia de Heliópolis, em Belford Roxo, seja de bicicleta ou ônibus, para diariamente treinar no estádio do Laranjão. O desejo, aliás, era seguir os passos de outros nomes revelados pelo clube como Marcos Denner, William Barbio e Biro-Biro.

Bill é um dos protagonistas da campanha consistente do Nova Iguaçu no Campeonato Carioca – Foto: Úrsula Nery/ FERJ

Aos 24 anos, depois de atuar com a camisa do Flamengo e rodar por outros clubes, inclusive do mercado europeu, o jogador teve a chance de retornar ao Nova Iguaçu. O contexto não era tão simples, visto que estava no Dnipro, da Ucrânia, em meio à guerra do país com a Rússia. Contudo, não pensou duas vezes em aceitar o convite do ex-jogador Andrezinho, que atualmente é coordenador da equipe.

De forma inesperada e instantânea, a volta para casa alçou Bill a protagonista do time finalista do Carioca. No momento, estufou a rede seis vezes e deu cinco assistências, em treze partidas no ano. Na ponta esquerda, contribui com velocidade nas transições, se destaca nos duelos individuais e incomoda a defesa adversária. Ao lado do goleador Carlinhos, vice-artilheiro do campeonato, com 8 gols, e Yago, forma um trio que tem chamado a atenção.

Trio promissor e assistência decisiva

Ainda nas divisões de base do Flamengo, Bill formou um trio de ataque promissor com Vini Jr e Lincoln. O atleta conquistou o Estadual Sub-17, em 2016, e viu o ex-companheiro, de São Gonçalo, alçar voos galácticos no Real Madrid, da Espanha. O centroavante, por sua vez, perdeu um gol decisivo diante do Liverpool no Mundial de Clubes de 2019 e, atualmente, joga no Vissel Kobe, do Japão.

No mesmo ano em que o Rubro-Negro ergueu as taças da Libertadores e do Brasileirão, o jogador foi decisivo, ainda antes da chegada de Jorge Jesus. Na decisão da Taça Rio, diante do Vasco, fez o cruzamento para o gol de cabeça de Arrascaeta no último minuto, deixando tudo igual no marcador. Em seguida, a equipe ficou com o título na disputa por pênaltis e venceu o Carioca meses depois.

Com a camisa rubro-negra, fez quatro jogos entre os profissionais e além da assistência para o uruguaio, marcou um gol, em 2020, diante do Volta Redonda. Além disso, teve passagens por Ponte Preta, CRB, Sport, Inter de Limeira e Rigas FC, da Letônia. Antes da Data Fifa, fez o gol decisivo diante do Vasco que colocou o Nova Iguaçu pela primeira vez em sua história na final do Estadual.

Fé e papel de cidadão

O atacante também cumpre o seu papel como atleta e cidadão e propaga sua fé nas comemorações. Geralmente, quando estufa a rede adversária, faz um gesto de simular um tiro com arco e flecha. Uma homenagem ao orixá Oxóssi, da Umbanda e do Candomblé. Bill é filho de uma Ialorixá, a Mãe Carla, que é bastante respeitada em Belford Roxo. Por fim, exerce um papel essencial contra a intolerância religiosa, assim como Paulinho, do Atlético-MG.

Felipe Melo

Posts Recentes

Presidente do Inter atualiza cenários e fala sobre volta ao futebol

Presidente do Internacional, Alessandro Barcellos atualizou a situação do Colorado em meio aos dias complicados…

10 de maio de 2024

Escola do Grêmio ajuda famílias de jovens prejudicados por chuvas

As enchentes no Rio Grande do Sul prejudicaram também jovens das categorias de base do…

9 de maio de 2024

Goiás x Ituano: onde assistir, escalações e arbitragem

Goiás e Ituano se enfrentam na noite desta sexta-feira (10), no Estádio Hailé Pinheiro, Goiânia…

9 de maio de 2024

Bragantino bate Racing e cola na liderança do Grupo H da Sula

  O Bragantino está muito vivo na Copa Sul-Americana. Afinal, nesta quinta-feira (9/5), venceu o…

9 de maio de 2024

No Grupo C da Libertadores, The Strongest bate Estudiantes e vira líder

Um dos jogos que fechou a quarta rodada na fase de grupos da Libertadores, The…

9 de maio de 2024

Fluminense resiste à pressão, vence o Colo Colo e fica perto de se classificar na Libertadores

O campeão fez mais uma vítima. O Fluminense visitou o Colo Colo (CHL) nesta quinta-feira…

9 de maio de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!