O Palmeiras pode alcançar, nesta quarta-feira (2), seu 11º título do Campeonato Brasileiro. Para isso, precisa de uma vitória simples sobre o Fortaleza na partida que começa às 21h45, no Allianz Parque. Mas, diante da real possibilidade de aumentar sua hegemonia no futebol brasileiro, uma dúvida ainda paira na mente dos palestrinos: afinal, como definir um clube 11 vezes campeão?

Palmeiras também pode ser campeão nesta quarta, caso o Inter não vença o América-MG – Cesar Greco/Palmeiras

Termos como bicampeão, tri ou até mesmo tetracampeão são os mais comuns no cenário do futebol. A Seleção Brasileira, por exemplo, tem cinco títulos. Portanto, é pentacampeã. Contudo, quem chega a 11 conquistas pode se considerar hendeca, undeca ou unodecacampeão?

Na véspera do jogo que pode consagrar o Verdão, o Jogada10 conversou com uma especialista. Professora de Língua Portuguesa e psicopedagoga formada na Universidade Federal do Pará, Ingrid Clairley Barbosa da Encarnação tratou de esclarecer a dúvida de milhões de palmeirenses espalhados pelo Brasil.

“Os termos “hendeca” e “undeca” estão corretos. Portanto, ambos são aceitáveis. Mas não há registros, nem mesmo no dicionário da Língua Portuguesa, que avalizem o “unodeca”, então não pode ser utilizado. Com isso, o torcedor do Palmeiras pode aproveitar para comemorar com duas expressões quando o título for, de fato, alcançado”, explicou.

O curioso é que o clube tem adotado justamente a grafia unodeca, a única errada entre as opções a serem escolhidas.

“Enquanto a primeira expressão vem do grego, contendo, assim, a letra “h” no início e indica hendecágono, ou seja, o número 11, a segunda é originada no latim e transmite a mesma ideia ou significado. A exceção fica por conta do “unodeca”, que não é aceito”, acrescentou a professora.

Torcedor do Palmeiras brinca sobre o assunto

Os termos passaram a ser discutidos nas rodas de torcedores com a proximidade de mais um título nacional. O assunto também é novidade. Afinal, com a unificação dos troféus por parte da CBF, o Palmeiras é quem mais se destaca com conquistas do Campeonato Brasileiro. Tanto que seus fãs cantam nas arquibancadas: “Libertadores eu sou tri; Brasileirão nem vou falar…”. Isso porque o Verdão faturou os troféus em 1960, 1967, 1967, 1969, 1972, 1973, 1993, 1994, 2016 e 2018.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários