Como se não bastasse ter que reunir as forças para superar a crise gerada por estar há três jogos sem vencer (um empate e duas derrotas) no Brasileirão, o técnico do Flamengo Rogério Ceni terá a dor de cabeça de encontrar o melhor substituto para o curinga Gerson, de 23 anos. O meia está suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo na derrota de 2 a 0 para o Ceará, no Maracanã, no domingo passado. Por isso, desfalca o time na segunda-feira (18), no jogo com o Goiás, em Goiânia.

Afinal, quem no elenco pode cair pelo lado esquerdo e pelo direito; marcar, lançar e driblar como Gerson? Em 25 partidas, ele contribuiu para a criação de cinco chances de gols e deu duas assistências. A precisão em seus passes chega aos 90% e foi bem-sucedido em 82% de suas tentativas de drible.

 

Diego Ribas - Marcelo Cortes Flamengo
O meia Diego Ribas chuta bem e já fez golaço no Brasileirão – Marcelo Cortes/ Flamengo

O candidato mais provável é o experiente capitão Diego Ribas, de 35 anos. Na temporada, ele atuou em apenas 17 jogos, sendo cinco desde o início. Mas ele fez um golaço neste Brasileirão. Foi na goleada de 5 a 1 sobre o Corinthians, em São Paulo, e deu duas assistências na competição. Aliás, passes para gols são a sua especialidade. Quem não se lembra do lançamento para o artilheiro Gabigol fazer o gol que deu o título da Libertadores ao Flamengo em 2019? O jogador entrou no segundo tempo da derrota de 2 a 1 para o Fluminense e melhorou o time. Não tem a mesma velocidade, nem capacidade de dribla e de marcação que o titular. Mas é muito bom nos lançamentos em profundidade e nos arremates ao gol.

 

 

Flamengo X Santos - Campeonato Brasileiro - 13/12/2020
O jovem João Gomes deu conta do recado nos 4 a 1  sobre o Santos no Maracanã  – Alexandre Vidal /Flamengo

Outro que disputa a vaga é o jovem João Gomes, de 19 anos. Ele jogou somente três partidas no Brasileirão (derrota de 4 a 1 para o São Paulo e vitórias de 4 a 1 sobre o Santos e de 4 a 3 sobre o Bahia), mas atuou como primeiro volante e o técnico Rogério Ceni o vê como um segundo homem de meio-campo como Gerson. Porém, diferentemente do titular, gosta de apoiar o ataque mais pelo lado direito. Tem 89% de precisão nos passes.

Arrascaeta jogaria fora de suas características

Há uma outra opção: recuar o meia Arrascaeta para a entrada do artilheiro Gabigol. O uruguaio já atuou de segundo homem de meio-campo com o técnico Rogério Ceni. Foi no empate de 1 a 1 com o Racing, da Argentina, em Avellaneda, em Buenos Aires, pela Libertadores. O jogador iniciou a jogada que resultou no gol do Flamengo na partida. Mas, caso Rogério Ceni opte por esta solução tornará mais difícil as assistências do meia. É que o uruguaio é um dos maiores garçons da competição com cinco passes que resultaram em gol. Além disso, Arrascaeta já deixou claro que não tem características de segundo volante, mas está disposto a fazer tudo para contribuir com o treinador.

Qual a decisão de Rogério Ceni você saberá no domingo uma hora antes da partida marcada para as 20h, quando ele divulgará a escalação do Flamengo.

 

 

Comentários