Extracampo

Racismo com Vini Jr gera grande polêmica no Terrabolistas

O racismo que Vinicius Júnior mais uma vez sofreu na Espanha, na rodada deste fim de semana de La Liga, foi um dos principais temas do Terrabolistas desta segunda-feira (23/10). O programa esportivo semanal do Terra pegou fogo com as opiniões do treinador Rubio Alencar e das jornalistas Luana Nunes, Fernanda Arantes e Natalia Santana, além da âncora Aline Küller.

A opinião de Rubio polemizou. Afinal, para o treinador que já trabalhou no Japão, o contexto do país em que o atleta joga é relevante, mas ele deu a entender que o racismo, por ser banalizado em vários países, deveria ter uma resposta diferente de Vini, que não se cala sobre o assunto, quando vier a acontecer.

“Se eu estivesse ao lado dele, iria mostrar para o Vini que ele deveria fazer o melhor em campo e entender o contexto do país. Dessa forma, tirar a parte emocional do coração e pensar como o europeu, ser mais frio. Dar ênfase a uma coisa que não vai produzir nada só vai diminuir a capacidade e a inteligência do jogo para uma coisa que é banal, corriqueira. Poderia fazer como o Daniel Alves. Jogaram uma banana. Ele foi lá e comeu a banana”.

O treinador Rubio Alencar foi o convidado da semana, mas teve uma opinião que polemizou com a bancada Terrabolista – Foto: reprodução Youtube Terra Brasil

Terrabolistas discordam da opinião de Rubio sobre racismo a Vini Jr

Rubio teve uma opinião foi contra ao que todas na mesa acreditam ser o mais certo neste caso. Luana Nunes foi enfática:

“Vini já entrega tudo, não é o caso. Não tem de ser desse jeito de deixar a vida me levar. Não tem mais como suportar isso. Afinal, não falar, se não continuar apertando essa tecla, vai dar muito errado. Vini é mentalmente preparado, tanto que se tornou a voz que bate nessa tecla. Felizmente, nossa geração está preparando a galera das novas gerações a ficar melhor neste assunto. Mas pra isso temos de seguir falando que racismo é crime e que não pode deixar batido”.

Fernanda complementou, lembrando que o treinador Ancelotti mandou mal num primeiro momento em que Vini sofreu o caso mais grave de racismo, no jogo do Real como visitante contra o Valencia, na temporada passada:

“Isso tem de acabar e se calar não é mais uma opção. E nesse caso, o treinador tem de agir também. Ancelotti, no Real Madrid, no racismo em Valência, se calou num primeiro momento, deu apoio mas não trouxe solução com os outros jogadores do elenco. E ele pode vir a ser o treinador do Brasil. Se vier para a Seleção e ocorrer algo parecido, os jogadores parariam o jogo. Afinal, na nossa seleção temos um ativismo e liberdade. Não basta não ser racista tem de ser antiracista e os jogadores sairiam de campo. E o treinador tem de ter o seu papel” disse Fernanda Arantes.

Natalia Santana diz que o esporte reflete o que é a sociedade.

“Se a pessoa nasce num ambiente racista, tem de descontruir isso. A mídia tem um papel que reflete a sociedade: branca e patriarcal e infelizmente chegamos num pastamar que as pessoas acabam normalizando e isso não pode ocorrer”.

Atitude para a história

Aline Küller lembra que a declaração de Vini após o jogo com o Sevilla, de que era o capítulo 19 de racismo, foi um tapa também aos dirigentes do Real Madrid:

“O Real é o maior clube do mundo e esse clube, em 19 vezes não tomou atitude conjunta. E o Real tem o maior jogador negro que já lutou contra o racismo”, disse, o que levou  Fernanda a concluir sobre a importância de existir um jogador como Vini Jr e suas atitudes.

“Por mais que não tenhamos noção da grandeza que Vini faz, não se calando com os atos racistas, isso vai para a história. Contudo, creio que só entenderemos a grandeza disso em alguns anos”.

Acompanhe o Terrabolistas

O Terrabolistas é um programa semanal do Terra que rola ao vivo todas as segundas-feiras, às 10h (de Brasília), mas você pode acompanhar quando, onde e como quiser acessando pelo youtube. Para ver a íntegra do programa desta segunda-feira (23/10), que também contou com a análise da Libertadores feminina e a supremacia brasileira na competição, é só clicar abaixo.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Carlos Alberto

Repórter, setorista da Seleção Brasileira, colunista e editor do Jornal dos Sports entre 1998 e 2000. Editor, colunista e editor executivo do LANCE! de 2000 a 2020, Editor-chefe do Jogada 10 desde 2020. É formado pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha-RJ) e participou de coberturas de 6 Copas do Mundo (4 como enviado, 1 como chefe de reportagem 1 como editor-chefe), 2 Copas Américas, 1 Eurocopa, 2 Mundias de Clubes, 1 Olimpíada e 6 Champions League.

Posts Recentes

Atlético anuncia a contratação do zagueiro Lyanco

O Atlético anunciou, na tarde desta sexta-feira (5), a contratação do zagueiro Lyanco, ex-defensor do…

5 de julho de 2024

Pedrinho diz que capacidade de São Januário pode ir para 57 mil e faz revelação sobre a 777

O presidente do Vasco, Pedrinho, atualizou a torcida sobre importantes questões, em coletiva de apresentação…

5 de julho de 2024

Toni Kroos, após desclassificação da Alemanha: ‘Ainda preciso assimilar’

Toni Kroos não escondia a frustração no fim do eletrizante duelo em que a Alemanha…

5 de julho de 2024

Como Marcelo Moreno ajudou em contratação do Cruzeiro

O Cruzeiro apresentou, nesta sexta-feira (5), o atacante argentino Lautaro Díaz. No entanto, para conseguir…

5 de julho de 2024

Marlon Freitas motiva Botafogo antes de vitória em cima do Cuiabá

Na última quarta-feira (03/07), o Botafogo venceu o Cuiabá por 2 a 1 na Arena…

5 de julho de 2024

Pênalti? Lance entre Espanha e Alemanha na Eurocopa gera debate

A vitória da Espanha sobre a Alemanha pelas quartas de final da Eurocopa contou um…

5 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!