A Espanha está nas semifinais dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Derrotou a Costa do Marfim por 5 a 2 na prorrogação, após 2 a 2 no tempo normal, no estádio Miyagi. E a sua classificação se deve totalmente a um herói absolutamente improvável: Rafa Mir. O atacante, que voltou ao Wolverhampton (ING) após empréstimo ao Huesca (ESP), entrou aos 46 do segundo tempo, tão logo a Costa do Marfim fez 2 a 1. No seu primeiro toque, conseguiu empatar o jogo. Na prorrogação marcou 2 dos 3 gols espanhóis. Dani Olmo e Oyarzabal fizeram os outros gols da Espanha. Para a Costa do Marfim, que ficou duas vezes à frente do placar, marcaram Bailly e Gradel. Na semifinal, na terça-feira (3/8), a Espanha enfrentará o Japão.

Rafa Mir  (em foto do jogo contra a Argentina) fez três gols para a Espanha contra a Costa do Marfim –  Ayaka Naito / AFP)

A Costa do Marfim, que já tinha empatado com o Brasil na fase de grupos e eliminou a Alemanha, se classificando para as quartas, fez um ótimo jogo, principalmente com Gradel, que deu a assistência para o primeiro gol africano, de Bailly, aos 10 minutos da etapa inicial. A Espanha empatou ainda no primeiro tempo com Olmo. Na etapa final, com o jogo equilibrado, a Costa do Marfim chegou ao segundo gol com Gradel numa bela jogada coletiva, aos 45 minutos. A eliminação era iminente. A Espanha foi para o abafa e o treinador espanhol, Luis de la Fuente, lançou Rafa Mir, atacante reserva. Ele entrou e, aos 48, numa grande falha da defesa marfinense, empatou a partida.

Na prorrogação, a Costa do Marfim sentiu o golpe de ter desperdiçado a classificação para as semifinais, que estava nas suas mãos. E a Espanha aproveitou. Oyarzabal, de pênalti, aos 8 minutos da prorrogação, colocou os espanhóis na frente. E, na reta final, Rafa Mir completou a sua atuação de ouro em poucos minutos, fazendo mais dois gols, aos 12 e 15 minutos do segundo tempo. E a Espanha, favorita de primeira hora ao ouro olímpico ao lado do Brasil, segue a sua caminhada.

Siga o Jogada10 nas redes sociais, TwitterInstagram e Facebook.

Comentários