Futebol Internacional

Rafa Mir, um herói improvável que coloca a Espanha na semifinal dos Jogos Olímpicos

A Espanha está nas semifinais dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Derrotou a Costa do Marfim por 5 a 2 na prorrogação, após 2 a 2 no tempo normal, no estádio Miyagi. E a sua classificação se deve totalmente a um herói absolutamente improvável: Rafa Mir. O atacante, que voltou ao Wolverhampton (ING) após empréstimo ao Huesca (ESP), entrou aos 46 do segundo tempo, tão logo a Costa do Marfim fez 2 a 1. No seu primeiro toque, conseguiu empatar o jogo. Na prorrogação marcou 2 dos 3 gols espanhóis. Dani Olmo e Oyarzabal fizeram os outros gols da Espanha. Para a Costa do Marfim, que ficou duas vezes à frente do placar, marcaram Bailly e Gradel. Na semifinal, na terça-feira (3/8), a Espanha enfrentará o Japão.

Rafa Mir  (em foto do jogo contra a Argentina) fez três gols para a Espanha contra a Costa do Marfim –  Ayaka Naito / AFP)

A Costa do Marfim, que já tinha empatado com o Brasil na fase de grupos e eliminou a Alemanha, se classificando para as quartas, fez um ótimo jogo, principalmente com Gradel, que deu a assistência para o primeiro gol africano, de Bailly, aos 10 minutos da etapa inicial. A Espanha empatou ainda no primeiro tempo com Olmo. Na etapa final, com o jogo equilibrado, a Costa do Marfim chegou ao segundo gol com Gradel numa bela jogada coletiva, aos 45 minutos. A eliminação era iminente. A Espanha foi para o abafa e o treinador espanhol, Luis de la Fuente, lançou Rafa Mir, atacante reserva. Ele entrou e, aos 48, numa grande falha da defesa marfinense, empatou a partida.

Na prorrogação, a Costa do Marfim sentiu o golpe de ter desperdiçado a classificação para as semifinais, que estava nas suas mãos. E a Espanha aproveitou. Oyarzabal, de pênalti, aos 8 minutos da prorrogação, colocou os espanhóis na frente. E, na reta final, Rafa Mir completou a sua atuação de ouro em poucos minutos, fazendo mais dois gols, aos 12 e 15 minutos do segundo tempo. E a Espanha, favorita de primeira hora ao ouro olímpico ao lado do Brasil, segue a sua caminhada.

Siga o Jogada10 nas redes sociais, TwitterInstagram e Facebook.

Carlos Alberto

Repórter, setorista da Seleção Brasileira, colunista e editor do Jornal dos Sports entre 1998 e 2000. Editor, colunista e editor executivo do LANCE! de 2000 a 2020, Editor-chefe do Jogada 10 desde 2020. É formado pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha-RJ) e participou de coberturas de 6 Copas do Mundo (4 como enviado, 1 como chefe de reportagem 1 como editor-chefe), 2 Copas Américas, 1 Eurocopa, 2 Mundias de Clubes, 1 Olimpíada e 6 Champions League.

Posts Recentes

Real Madrid apresenta Endrick, que se emociona

Neste sábado, o Real Madrid apresentou o atacante Endrick. Visivelmente emocionado, o atacante, que completou…

27 de julho de 2024

Jair celebra parceria com Gil na zaga do Santos

Revelação nas categorias de base do Santos, o zagueiro Jair, de apenas 19 anos, vem…

27 de julho de 2024

Argentina bate Iraque e se recupera nos Jogos Olímpicos

A Argentina sofreu, mas se recuperou no Grupo B dos Jogos Olímpicos na manhã deste…

27 de julho de 2024

Betinho Marques: 25 de julho, dia mundial do Hulk e da liberdade atleticana

Há onze anos o mundo viveu um clarão de dignidade. Há 38 anos um herói…

27 de julho de 2024

Bittencourt apresenta ao Conselho do Fluminense projeto de empresa para gerir Maracanã

Em reunião na noite desta sexta-feira (26), no Salão Nobre do Fluminense, nas Laranjeiras, o…

27 de julho de 2024

Botafogo x Cruzeiro, AO VIVO, com a Voz do Esporte, às 20h

Neste sábado, 27/7, o  Botafogo recebe o Cruzeiro, às 21h30 (de Brasília), no Nilton Santos, …

27 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!