Corinthians

Rafael Ramos vai responder em liberdade por acusação de racismo

O lateral Rafael Ramos, do Corinthians, foi liberado pela polícia após pagar R$ 10 mil de fiança. Ele tinha sido preso após o jogo contra o Internacional, quando foi acusado de injúria racial pelo volante Edenilson. E vai responder ao inquérito em liberdade.

O jogador do Colorado disse que Rafael Ramos o chamou de “macaco”. E, embora nenhuma outra pessoa tenha testemunhado sobre o assunto, a declaração de Edenilson foi suficiente para a prisão de Rafael Ramos. O Corinthians trata o caso como “suposto racismo” e Rafael nega a acusação, enquanto Edenilson diz: “Eu sei o que ouvi”.

Rafael Ramos e Edenílson no momento do episódio em que o corintiano é acusado pelo colocado de racismo –  Silvio Avila/Getty Images

O episódio ocorreu aos 33 minutos no segundo tempo, quando, após uma dividida, Edenilson fez a acusação. O jogo ficou parado até que a situação se acalmasse. O português, já naquele momento, negava a injúria racial. O jogo foi retomado e Vitor Pereira tirou Rafael de campo. Mais tarde, na coletiva, o técnico disse acreditar no lateral:

“Pela educação do Rafael, pelo que conheço dele, acho impossível ele ter um comportamento como o Edenilson diz que ele teve”, afirmou.

O vice de futebol do Colorado, Emilio Papaleo Zin, disse que Rafael Ramos procurou Edenilson para conversar no vestiário.

“Independente das declarações do outro lado, nós nos solidarizamos ao atleta e estamos apoiando Edenilson em qualquer das atitudes que ele venha a tomar”, afirmou.

A nota oficial do Inter trata o fato como racismo, independentemente de investigações que venham a ser feitas. O clube demonstrou total confiança nas palavras de Edenilson:

“Mais uma vez um lamentável caso de racismo é registrado no futebol nacional (…) O Clube do povo reitera que repudia todo e qualquer ato de preconceito e apoia o seu atleta”.

Já o Corinthians esclareceu, em sua nota, que a “prisão em flagrante”  leva este nome porque a lei determina que seja assim. Mas não configura prova contra o atleta. E acrescentou:

“O atleta Rafael Ramos foi ouvido pelo clube e deu versão diferente (…) Seguro de que não proferiu injúria racial, fez questão de se explicar a Edenilson no vestiário (…) O pagamento de fiança não implica admissão de culpa, permitindo ao atleta que se defenda em liberdade no inquérito”.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram Facebook.

Monica Bernardes

Posts Recentes

Família de Maradona tenta evitar leilão de emblemático prêmio do craque

Os familiares de Maradona tentam evitar a venda de um emblemático prêmio individual que o…

14 de maio de 2024

Lewandowski pode receber Bola de Ouro de 2020; entenda

Robert Lewandowski pode receber sua tão sonhada Bola de Ouro, quatro anos depois. Em 2020,…

14 de maio de 2024

Tiquinho treina pelo Botafogo e se aproxima de retorno

O Botafogo pode ter um retorno importante nas próximas semanas. Afinal, Tiquinho Soares vem realizando…

14 de maio de 2024

Torcida organizada do Flamengo faz ação solidária às vítimas do Rio Grande do Sul

A Nação 12, torcida organizada do Flamengo, realizou uma ação especial nesta terça-feira (14). Um…

14 de maio de 2024

Óscar Romero classifica punição do Botafogo como ‘apressada’

Óscar Romero e Diego Hernández foram afastados do Botafogo por razões disciplinares e ficaram de…

14 de maio de 2024

Raphinha é multado na Espanha após mostrar camisa com apoio ao Rio Grande do Sul

O apoio de Raphinha ao Rio Grande do Sul parece não ter caído bem na…

14 de maio de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!