Corinthians

Rafael Ramos vai responder em liberdade por acusação de racismo

O lateral Rafael Ramos, do Corinthians, foi liberado pela polícia após pagar R$ 10 mil de fiança. Ele tinha sido preso após o jogo contra o Internacional, quando foi acusado de injúria racial pelo volante Edenilson. E vai responder ao inquérito em liberdade.

O jogador do Colorado disse que Rafael Ramos o chamou de “macaco”. E, embora nenhuma outra pessoa tenha testemunhado sobre o assunto, a declaração de Edenilson foi suficiente para a prisão de Rafael Ramos. O Corinthians trata o caso como “suposto racismo” e Rafael nega a acusação, enquanto Edenilson diz: “Eu sei o que ouvi”.

Rafael Ramos e Edenílson no momento do episódio em que o corintiano é acusado pelo colocado de racismo –  Silvio Avila/Getty Images

O episódio ocorreu aos 33 minutos no segundo tempo, quando, após uma dividida, Edenilson fez a acusação. O jogo ficou parado até que a situação se acalmasse. O português, já naquele momento, negava a injúria racial. O jogo foi retomado e Vitor Pereira tirou Rafael de campo. Mais tarde, na coletiva, o técnico disse acreditar no lateral:

“Pela educação do Rafael, pelo que conheço dele, acho impossível ele ter um comportamento como o Edenilson diz que ele teve”, afirmou.

O vice de futebol do Colorado, Emilio Papaleo Zin, disse que Rafael Ramos procurou Edenilson para conversar no vestiário.

“Independente das declarações do outro lado, nós nos solidarizamos ao atleta e estamos apoiando Edenilson em qualquer das atitudes que ele venha a tomar”, afirmou.

A nota oficial do Inter trata o fato como racismo, independentemente de investigações que venham a ser feitas. O clube demonstrou total confiança nas palavras de Edenilson:

“Mais uma vez um lamentável caso de racismo é registrado no futebol nacional (…) O Clube do povo reitera que repudia todo e qualquer ato de preconceito e apoia o seu atleta”.

Já o Corinthians esclareceu, em sua nota, que a “prisão em flagrante”  leva este nome porque a lei determina que seja assim. Mas não configura prova contra o atleta. E acrescentou:

“O atleta Rafael Ramos foi ouvido pelo clube e deu versão diferente (…) Seguro de que não proferiu injúria racial, fez questão de se explicar a Edenilson no vestiário (…) O pagamento de fiança não implica admissão de culpa, permitindo ao atleta que se defenda em liberdade no inquérito”.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram Facebook.

Monica Bernardes

Posts Recentes

Diniz, do Fluminense, minimiza polêmica com Luciano e critica Daronco: ‘Não tem critério’

O técnico Fernando Diniz falou sobre a confusão que terminou na sua expulsão na derrota…

13 de maio de 2024

Luciano detalha briga que resultou em expulsão de Fernando Diniz

O São Paulo derrotou o Fluminense por 2 a 1, nesta segunda-feira (13), no Morumbis,…

13 de maio de 2024

Tottenham x Manchester City, onde assistir, escalações, arbitragem

Tottenham e Manchester City fazem um jogo decisivo nesta terça-feira (14/5), pela Premier League inglesa.…

13 de maio de 2024

A pedido da oposição, Conselho do Corinthians analisa contrato de patrocínio

A Comissão de Justiça do Conselho Deliberativo do Corinthians investigará o contrato de patrocínio máster…

13 de maio de 2024

Clubes da Liga Forte União se mobilizam por paralisação imediata do Brasileiro

Os clubes da Liga Forte União se uniram em prol da paralisação do futebol brasileiro.…

13 de maio de 2024

Arboleda diz o que mudou no São Paulo com Zubeldia: ‘Atitude’

O São Paulo derrotou, de virada, o Fluminense por 2 a 1, nesta segunda-feira (13),…

13 de maio de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!