Fluminense

Recomposição defensiva na segunda etapa garante o empate ao Fluminense

O Fluminense encontrou dificuldade de por em prática seu estilo de jogo no empate por 0 a 0 pela Copa do Brasil com o Flamengo, na última terça-feira (16). O Rubro-Negro conseguiu anular os comandados de Diniz na primeira etapa e teve superioridade numérica em quase todo o segundo tempo. Contudo, a equipe das Laranjeiras foi eficiente na recomposição defensiva e impediu um resultado negativo.

A equipe da Gávea começou pressionando a saída de bola do Tricolor que se sentiu desconfortável com a situação. Em partidas recentes, quando os adversários aplicaram essa estratégia, o time das Laranjeiras não conseguiu vencer. Prova disso foram a derrota para o Fortaleza por 4 a 2 e o empate por 1 a 1 com o Vasco, ambos pela Série A.

Após passe de André para Lima em saída de bola, Thiago Maia pressiona e desarma o adversário – Reprodução

O Fluminense foi forçado ao erro e não conseguiu impor o seu estilo de jogo de domínio das ações, já que não conseguia sair do campo de defesa. Assim, a sua primeira finalização ocorreu apenas aos 28 minutos do primeiro tempo após jogada individual de Marcelo. Na ocasião, o Rubro-Negro já havia chutado quatro vezes.

Nos momentos em que tinha sucesso nas trocas de passes e o Flamengo não era eficaz na tentativa de roubar a bola optava por fazer faltas táticas. O objetivo era evitar as triangulações do Tricolor que pudessem pegar o seu sistema defensivo exposto. Dessa forma, o time da Gávea cometeu 14 faltas no primeiro tempo, segundo o site ‘Footstats’. Outra prova da superioridade do Rubro-Negro no primeiro tempo foi o posicionamento de Pirani. O meio-campista ficou mais preocupado em evitar as subidas dos adversários ao ataque, ajudando Marcelo na cobertura.

Marcelo posicionado no campo de ataque enquanto Pirani troca de posição com ele na linha de defesa – Reprodução

Segundo tempo de eficiência defensiva do Fluminense

Aos cinco minutos da segunda etapa, o Fluminense passou a ficar na desvantagem numérica em campo. Afinal, Felipe Melo acabou recebendo o cartão vermelho. Fernando Diniz sacou Pirani e colocou o zagueiro Manoel em campo para recompor a linha de defesa. Assim, o comandante deixou seus jogadores mais próximos e tentou impedir espaços na sua equipe.

Inclusive, em alguns momentos, o Tricolor fazia uma linha com seis jogadores na defesa. Surpreendentemente, o time das Laranjeiras até se arriscou mais no ataque. Em comparação com o primeiro tempo, a equipe teve um crescimento nas finalizações sendo cinco na etapa final e três na inicial. Bem como os cruzamentos, 12 contra três e 17 lançamentos contra 12, segundo o site “Footstats”.

Apesar do domínio do Flamengo nas estatísticas, o Fluminense conseguiu segurar o arquirrival – Reprodução/Footstats

O Flamengo pela vantagem numérica em campo seguiu sendo superior na criação de jogadas e chutou mais do que no primeiro tempo. No entanto, permaneceu sendo ineficiente, graças ao bom posicionamento defensivo e recomposição do Fluminense. Desse modo, o Tricolor interrompeu uma sequência de nove partidas do Rubro-Negro balançado a rede dos adversários.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Carlos Berbert

Posts Recentes

São Paulo bate o RB Bragantino e chega a quarta vitória seguida

O São Paulo se impôs em casa e venceu o RB Bragantino por 2 a…

6 de julho de 2024

Flamengo empata com Cuiabá e seguirá outra rodada na ponta

O Flamengo recebeu o Cuiabá no Maracanã lotado, na noite deste sábado (06), mas ficou…

6 de julho de 2024

Colômbia atropela Panamá e vai à semifinal da Copa América

A Colômbia está classificada para a semifinal da Copa América 2024. O time comandado pelo…

6 de julho de 2024

Guarani x Sport: onde assistir, escalações e arbitragem

Guarani e Sport duelam neste domingo (7), às 18h30, no Brinco de Ouro, pela 14°…

6 de julho de 2024

Atlético divulga relacionados para jogo contra o Botafogo

O Atlético-MG divulgou a lista de relacionados para o jogo contra o Botafogo. A grande…

6 de julho de 2024

Palmeiras x Bahia: onde assistir, escalações e arbitragem

O Palmeiras encara o Bahia neste domingo (7), às 18h30, no Allianz Parque, pela 15°…

6 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!