De volta ao Vasco após quase nove anos, o volante Rômulo teve uma primeira passagem marcante na Colina. Contratado para a base em 2009 junto ao Porto-PE, o jogador, à época com 19 anos, chegou e pouco a pouco foi conquistando seu espaço.

Em julho de 2010 fez sua estreia como profissional no empate em 0 a 0 com o Goiás, fora de casa. Já como titular, inclusive. Emplacou uma boa sequência nos 11 iniciais, mas perdeu espaço aos poucos, recuperando a posição de titular nas rodadas finais do Brasileirão daquele ano.

Romulo festeja titulo da copa do brasil - Divulgação-Vasco.com.br
Rômulo celebra vitória do Vasco na Copa do Brasil. Foto: Divulgação/Vasco

E foi na 33ª rodada que saiu seu primeiro gol. Seus primeiros, aliás. Ele marcou de cabeça duas vezes na vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio Barueri, em São Januário. Ali ele mostrava sua boa participação no ataque.

No ano seguinte, começou muito bem a temporada, marcando três gols logo nos oito primeiros jogos. Quando o Vasco engrenou sob o comando de Ricardo Gomes, fez ótima dupla no meio-campo com Eduardo Costa. Eram eles que seguravam o piano para que Diego Souza e Felipe pudessem ter liberdade no ataque.

Campeão da Copa do Brasil

Com um time muito qualificado, não demorou para o Vasco disparar na temporada. Em junho, o time conquistou a Copa do Brasil pela primeira vez na história com uma ótima campanha. Depois, ainda no embalo, o time lutou até o fim pelo título do Campeonato Brasileiro e terminou em terceiro na Copa Sul-Americana. Não à toa foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira para o Superclássico das Américas contra a Argentina, em setembro. Também foi eleito o segundo melhor volante do Brasileirão pelo prêmio da CBF.

Romulo pelo Vasco da Gama - Divulgação-Vasco.com.br
Rômulo comemora em jogo pela Sul-Americana. Foto: Divulgação/Vasco

Em 2012, seguiu como titular absoluto, mas, com o Vasco em queda após problemas financeiros, precisou ser vendido para que o clube tentasse arrumar a casa. A derrota por 1 a 0 para o Corinthians na Libertadores do ano em questão, inclusive, foi seu antepenúltimo jogo pelo Cruz-Maltino.

Após a eliminação para a equipe paulista, ele participou da quinta e da sexta rodadas do Campeonato Brasileiro e foi transferido para o Spartak de Moscou-RUS, encerrando, assim, sua primeira passagem por São Januário.

Retorno

Agora, nove anos mais velho e com experiência até no rival Flamengo, Rômulo volta para dar mais corpo para este elenco, totalmente reformulado para a disputa da Série B de 2021. O que achou do reforço do Vasco, Joganauta?

Confira os números de Rômulo pelo Vasco

  • ANOJOGOSGOLS
  • 2010 – 24 – 2
  • 2011 – 60 – 5
  • 2012 – 17 – 1
  • TOTAL – 101 – 8

Comentários