Flamengo

Renato Carioca: ‘Altitude é problema, mas Fla está bem e Arrascaeta é um diferencial’

O Flamengo enfrenta a LDU, do Equador, nesta terça-feira (04), às 21h30 (de Brasília), em Quito. O Rubro-Negro é o líder do Grupo G com seis pontos, dois a mais do que a LDU. A partida em Quito será o maior desafio até aqui. Além de encarar o rival qualificado, considerado o mais duro do grupo, a partida será na altitude de 2.650m, o que costuma atrapalhar os times brasileiros em Libertadores.

Para comentar as dificuldades da partida, o Jogada10 conversou com Renato Carioca, ex-jogador que vestiu a camisa do Flamengo entre os anos de 1988 e 1990. Renato é apelido. Ele se chama Laércio da Silva Vieira, ganhou fama no América, chegou à  Seleção Brasileira e além do Rubro-Negro, também defendeu com sucesso o Fluminense, formando dupla com Super Ézio. Renato conhece bem a altitude, pois defendeu o Emelec,  clube que apesar de ser de Guayaquil (nível do mar), tinha de jogar em Quito muitas vezes. Ele também analisou o elenco do Flamengo e o seu grupo na Libertadores .

Ex-jogador de sucesso,  Renato foi treinador  (já comandou o América) e hoje é gerente de futebol – Arquivo pessoal

“O Flamengo tem elenco experiente e consegue colocar na prática a qualidade de seus atletas. Fez um belo jogo fora de casa contra o Vélez, soube administrar as dificuldades, o que é normal em jogos de Libertadores. O grupo do Flamengo é complicado: tem time argentino, time que joga na altitude. Mas o Flamengo começou muito bem, já abriu uma vantagem, vencendo uma fora de casa. Tem tudo para se classificar”  – disse Renato, que ao se aposentar, tornou-se treinador e hoje trabalha como gerente de futebol.

Renato Carioca chama atenção para alguns pontos a respeito de jogar na altitude:

“Quando defendi o Emelec, jogava a cada 15 dias em Quito. A altitude influencia. Alguns jogadores sentem mais do que outros. Acredito que o Flamengo tem de ter atenção. Se quiser acelerar o jogo, terá dificuldades. Tem de ser algo mais cadenciado, mais inteligente”

.

Renato Carioca jogando pelo Emelec nos anos 90 – Reprodução

Renato Carioca foi um meia atacante. Jogava na mesma área do campo em que hoje  Arrascaeta brilha intensamente. Renato também comenta sobre a importância do uruguaio na equipe carioca:

“Arrascaeta faz a transição do meio para o ataque e chega dentro da área para finalizar. É diferenciado. Quando não joga, faz muita falta. Quando não atua, sobrecarrega a criação. Everton Ribeiro fica quase sozinho na função. O Gerson é um armador, mas não é um meia de ligação que chega dentro da área. Hoje, no futebol brasileiro, não temos muitos que fazem o que o Arrascaeta faz.  Essa função era um diferencial do nosso futebol na década de 70,80 e 90.”

Rogerio Ceni

Seis meses após sua chegada ao Flamengo, o técnico Rogério Ceni não é unanimidade entre os torcedores do clube. Renato Carioca analisa a situação do treinador:

“Ceni já demostrou ser capacitado, inteligente. Mas o Flamengo é um clube de cobrança ao extremo. Será sempre assim, ganhando tá tudo bem, perdendo vai haver problema. É um clube de cobrança ao extremo. Mas tenho a certeza de que ele sabe lidar com isso.”

Lucas Bayer

Posts Recentes

Nos acréscimos, Palestino empata com Millonarios e ‘ajuda’ Flamengo

Em confronto válido pelo grupo onde está o Flamengo, na Libertadores, o Millonarios vencia o…

15 de maio de 2024

Yuri Alberto brinca com apoio da torcida: ‘Agora todos confiam’

Em boa fase, Yuri Alberto marcou duas vezes na goleada do Corinthians por 4 a…

15 de maio de 2024

Boca Juniors x Fortaleza: onde assistir, escalações e arbitragem

O Fortaleza enfrenta o Boca Juniors nesta quarta-feira (15), pela quinta rodada do Grupo D…

15 de maio de 2024

Marcos Rocha recebe homenagem do Palmeiras por marca de 300 jogos

Nesta terça-feira (14), Marcos Rocha recebeu homenagem do Palmeiras por completar 300 jogos com a…

15 de maio de 2024

Arrascaeta volta a ser titular no Flamengo contra o Bolívar; veja o time

O Flamengo está pronto para enfrentar o Bolívar, e o técnico Tite terá a volta…

14 de maio de 2024

Coritiba vence com golaço e mantém Guarani no Z4 da Série B

O Coritiba venceu, mas não convenceu. Na noite desta terça-feira (14), o time paranaense derrotou…

14 de maio de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!