Há exatos 99 anos o Vasco emitia um dos documentos mais importantes do trajetória do futebol. A chamada “Resposta Histórica” foi o ato decisivo para que atletas negros e de camadas populares da sociedade pudessem passar a jogar os campeonatos. Por meio de seu site oficial e dos perfis nas redes sociais, o clube cruz-maltino fez uma série de reverências à data.

Em uma delas, usou a frase “sem eles, jamais!”, em que reafirma seu lado na luta contra o racismo. Até então, o esporte era altamente elitista e exclusivo. No entanto, a partir da atitude do Vasco, o cenário mudou significativamente durante a década de 1920.

“Resposta Histórica” de 1924 foi decisiva para que homens negros pudessem jogar futebol pelos clubes cariocas – Divulgação/Vasco da Gama

O documento foi assinado pelo presidente do Vasco na época, José Augusto Prestes. Em resumo, ele atestava que o clube não abriria mão de agregar todo e qualquer homem ao seu elenco, independentemente de sua raça ou classe social. A batalha foi difícil e, após conquistar o título carioca de 1923, o Cruz-Maltino virou uma ameaça aos rivais. Assim, chegou a ser excluído das competições por desafiar as regras da época.

“Eu me vi nessa história”

O Vasco mantém um acervo sobre o ato em São Januário. Então, convidou Léo, capitão da equipe atual, para conhecer um pouco mais sobre a história. O zagueiro se identificou com a luta e enalteceu a atitude do clube.

“Quando eu cheguei e fiquei sabendo detalhes da história do Vasco, eu me identifiquei bastante. É um clube que abriu as portas para os negros, para pessoas mais pobres, que possuíam algum tipo de dificuldade. O Vasco abraçou todos, então eu me vi muito nessa história, muito mesmo, por isso essa identificação muito rápida. Agradeço ao Vasco por me dar essa oportunidade. Foi fantástico para mim ver aquela carta de anos atrás, que foi escrita para que hoje eu pudesse também estar aqui” disse Léo, em entrevista à VascoTV.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Vasco (@vascodagama)

Camisas Negras fizeram sucesso na década de 1920 e tornaram o Vasco campeão – Divulgação/Vasco da Gama

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários