O Cruzeiro já assegurou vaga na elite, Botafogo, São Paulo e Santos possuem risco de queda abaixo de 2%. Assim, a Série B pode ficar sem nenhum campeão brasileiro nos últimos 35 anos para a edição de 2023. Mas, para que isso ocorra, é necessário que Grêmio, Bahia e Vasco confirmem suas permanências no G4. E o trio estrelado entra em campo neste sábado (8/10) na primeira das cinco rodadas finais do campeonato.

Entre os gigantes que ainda buscam presença na Série A do ano que vem, o Vasco é o que tem o maior desafio. Isso porque, além de fechar o pelotão de acesso, está apenas três pontos acima do quinto colocado, atualmente o Sampaio Corrêa. Mas outro fator preocupa bastante. Afinal, nos últimos cinco compromissos, enfrenta quatro postulantes à vaga – dois em São Januário e outros dois fora de casa.

Vasco, de Jorginho, fecha a lista do pelotão de acesso, com 52 pontos – Daniel Ramalho/Vasco

Sem contar o jogo deste sábado às 18h30 contra o Novorizontino, na Colina Histórica, ao qual é amplo favorito em razão da fraca campanha do time paulista (é o 16º com 37 pontos, apenas um acima do Z4), o Cruz-Maltino deve estar preparado para fortes emoções. Os cariocas têm fraco aproveitamento na condição de visitante, apesar da recente vitória sobre o Operário, no Paraná.

Segundo os cálculos do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, quem atingir 64 pontos estará garantido na Primeira Divisão. Entretanto, a equipe que fizer 62 pontos verá suas chances baterem em 99,9%. Assim, para não contar com resultados de adversários, o Vasco precisa de dez a 12 pontos dos 15 possíveis.

O Bahia, que aparece na terceira posição com 53 pontos, um a mais do que os comandados de Jorginho, ainda precisa de nove a 11, enquanto o Grêmio, vice-líder, de seis a oito pontos.

Grêmio, de Renato Gaúcho, é o segundo colocado com 56 pontos  – Lucas Uebel / Gremio FBPA

Caminho menos complicado. Em tese 

O Grêmio terá pela frente rivais que, a princípio, devem oferecer menor resistência aos do Vasco a partir da 35ª rodada. Mas a tese não se aplica ao Londrina, adversário deste sábado às 16h30, no Estádio do Café. Os paranaenses, apesar do mau momento na tabela, prometem fazer o “jogo da vida” na corrida pelo acesso. Afinal, estão a seis pontos do G4, em nono lugar. Uma derrota neste duelo praticamente afasta as chances do Tubarão.

Depois disso, a equipe dirigida por Renato Gaúcho será a favorita nos quatro compromissos restantes, inclusive no encontro de tricolores frente ao Bahia no dia 16 em Porto Alegre. Isso porque o time baiano não triunfa fora de casa desde a 18ª rodada, em julho, e venceu apenas uma das últimas seis partidas.

Bahia, agora de Eduardo Barroca, aparece em terceiro na tabela, com 53 pontos – San Junior / EC Bahia

Além disso, o Bahia não precisará correr grandes riscos no Sul, já que conta com uma tabela teoricamente mais fácil. A começar neste sábado, às 16h (de Brasília), contra o Brusque, um péssimo visitante na Série B e que vem de cinco derrotas consecutivas. Aliás, Vila Nova, Guarani e CRB, os adversários em sequência, podem chegar para estes jogos já sem riscos de queda. Todos aparecem, após a rodada passada, com menos de 1,5% de risco.

Veja os adversários e chances de acesso do trio

Vasco: Novorizontino (C), Sport (F), Criciúma (C), Sampaio Corrêa (C) e Ituano (F): 62%
Grêmio: Londrina (F), Bahia (C), Náutico (F), Tombense (F) e Brusque (C): 97,8%
Bahia: Brusque (C), Grêmio (F), Vila Nova (C), Guarani (C) e CRB (F): 83,8%

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários