“Defesa que ninguém passa”. Os jogadores do Palmeiras incorporaram o hino do clube durante as partidas da equipe e criaram uma solidez defensiva neste início de temporada. O treinador Abel Ferreira vem sofrendo críticas do estilo de jogo do Verdão, mas os números mostram a eficiência do setor no Campeonato Paulista.

Palmeiras sofreu apenas um gol no Campeonato Paulista – Cesar Greco/Palmeiras

Abel resolveu os problemas da defesa do Verdão, mesmo sendo chamado de retranqueiro. O Palmeiras levou apenas um gol em dez partidas na competição: na partida contra o São Bernardo, pela segunda rodada do Paulistão, quando o treinador mandou um time reserva para o embate. O tento, inclusive, foi sofrido por Marcelo Lomba. O titular Weverton ainda não foi vazado na competição.

Melhor defesa disparada do Paulistão, o Palmeiras precisa levar 91 chutes para sofrer um gol no Estadual. Em comparação ao segundo melhor sistema defensivo do torneio, justamente o Corinthians, adversário da próxima quinta-feira (17), o Timão sofre um gol a cada 16,3 finalizações.

O Palmeiras também lidera o Paulistão em outros aspectos defensivos. É o time que menos levou gols, o que menos sofre finalizações (8,9 por jogo) e o que menos recebe chutes na direção do gol (2,5 por jogo).

Com a solidez e eficiência características do trabalho de Abel Ferreira, o Verdão tem a melhor campanha geral do Campeonato Paulista, segue invicto e é a equipe que mais triunfou, com oito vitórias. Entretanto, o treinador sofre com as críticas, sendo chamado de retranqueiro. Ele rebateu o adjetivo após a partida contra o Santos.

“Nossa equipe é um bocadinho retranqueira. Jogamos atrás, não criamos oportunidade de gol, não propõe, não ganha, não bate recordes. É um gosto treinar esses jogadores. Essa equipe tem muita alma, sabe o que faz. Eu troco jogadores, centrais, goleiro, centroavante, pontas, e ela mantém um padrão”, disse Abel.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários