0
Estádio Mâs Monumental, casa do River Plate - Luis Robayo/AFP

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) decidiu qual será a punição aplicada ao River Plate por conta dos casos de racismo flagrados no confronto contra o Fluminense, pela Libertadores, em Buenos Aires. A partida em questão ocorreu no último dia 7 de junho.

Torcida do River Plate no Mâs Monumental – Marcelo Endelli/Getty Images

O clube argentino terá de pagar uma multa equivalente a 100 mil dólares (R$ 485,7 mil, na atual cotação) além de ter 50% da arquibancada referente ao setor Centenario Alta interditada. Por ser a mesma área onde fica a torcida visitante, apenas esta parte poderá ter sua capacidade total ocupada.

Por fim, o Millonario também será obrigado a exibir uma bandeira contra o racismo a qual terá de cobrir justamente o setor da Centenario que estiver interditado em função da punição recebida e necessariamente cumprida no primeiro confronto das oitavas de final.

No aspecto prático, o River Plate não terá de desembolsar qualquer valor para arcar com a multa aplicada pela Conmebol, já que as sanções monetárias do órgão que rege o futebol na América do Sul são deduzidas do valor de premiação paga aos clubes.

Vale ressaltar que o artigo responsável por abordar crimes de racismo ou qualquer tipo de preconceito prevê que, em caso de reincidência pode ser sancionado com valor que chega a 400 mil dólares (R$ 1,9 milhão).

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários