Roberto Assaf

Roberto Assaf: Flamengo de Tite vai acabar atrás do Vasco na tabela

David Luiz parte com a bola para o Flamengo e é marcado por Pikachu, do Fortaleza, que venceu em pleno Maraca: 2 a 1 – Foto: Marcelo Cortes/CRF

Fortaleza 2 a 1 no Flamengo. Cinco – em seis – pontos perdidos para clubes que não brigam pelo título. Em pleno Maracanã. O Rubro-Negro hoje tem um orçamento gigantesco, mas é uma equipe de futebol sem técnico e soluções. O fato já se revelava óbvio – como indicamos várias vezes – faz tempo. Eram vitórias conquistadas com pênaltis, gols contra ou milagrosamente obtidos nos acréscimos. Isto tinha prazo de validade.

Como as ausências são insubstituíveis, e o modelo não possui variações, basta ao adversário trancar as portas, obrigar o Flamengo a rolar bolas para os lados, e aproveitar contra-ataques para dobrá-lo. Os uruguaios voltarão na próxima partida, mas a CT permanecerá até a eliminação da Libertadores, pelo Bolivar, em agosto. O problema é que quando esses fãs do Allan deixarem o clube, o ano, na prática, acabou.

Flamengo perde em casa

Como ocorrido no sábado, o Flamengo tomou um gol no começo, aos 11 minutos, após escanteio cobrado por Breno Lopes, que Wesley desviou contra, para dentro. O Fortaleza cometeu o erro de recuar excessivamente, e o time carioca passou a jogar bolas na área, e Pedro chegou a mandar pancada no travessão. Até que Matheus Gonçalves preferiu a jogada pelo chão, adiantando para Pedro, que sofreu pênalti de Pedro Augusto, aos 37. Pedro empatou. No momento de descontrole dos cearenses, dava até para virar. Mas o Flamengo não soube aproveitar.

O Fortaleza retornou para o segundo tempo arriscando mais, forçando os espaços que o adversário, muito enrolado para passar da defesa ao ataque, deixava de graça. Como a rapidez e a habilidade para fazer a ligação – de outros tempos – não existem mais, o visitante marcava sem muita dificuldade, e pior, eventualmente incomodava.

Quinze minutos e nenhuma atitude – no campo ou no banco – para mudar o jogo. Atletas como Wesley, Allan e Luiz Araújo abaixo do aceitável. Luiz Araújo é o Cristiano Ronaldo dos mendigos. Aos 17 minutos, Pochettino rolou para Lucero bater à direita: 2 a 1. O Fortaleza já era melhor.

Aos 23, entraram Léo Ortiz e Gabriel, e – creiam – Allan foi embora. Será para sempre? E lá se foi o Flamengo – sem alternativas – para o abafa. Meia hora e os cearenses ensaiam o cai-cai. Tite fez um punhado de mexidas sem sentido – ficou com três centroavantes – e uma pasmaceira de dar dó. Cruzamentos esporádicos, chutes sem direção, situação lamentável. Aos 44, numa dessas bolas levantadas, Gabriel marcou, mas não valeu. Deram impedimento.

E o Tite?

E Tite segue no cargo. Inquestionável. Mais um mês. Até a queda para o Bolivar. No entanto, é mais um ano que vai embora. Na realidade, quem está no poder é que perde – as eleições de dezembro – de verdade.

A propósito, este que vos escreve já havia adiantado tudo que está aqui. Mas o fanatismo de muitos, e a incompreensão de outros, que não conhecem futebol, preferiram contestar.

Aliás, vamos arriscar outra por aqui: o Vasco vai terminar o Brasileiro na frente do Flamengo. Quem viver verá.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Carlos Alberto

Repórter, setorista da Seleção Brasileira, colunista e editor do Jornal dos Sports entre 1998 e 2000. Editor, colunista e editor executivo do LANCE! de 2000 a 2020, Editor-chefe do Jogada 10 desde 2020. É formado pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha-RJ) e participou de coberturas de 6 Copas do Mundo (4 como enviado, 1 como chefe de reportagem 1 como editor-chefe), 2 Copas Américas, 1 Eurocopa, 2 Mundias de Clubes, 1 Olimpíada e 6 Champions League.

Compartilhe
Publicado por
Carlos Alberto

Posts Recentes

Calleri, do São Paulo, recebe camisa do Real Madrid, de Vini Jr

O atacante Vini Jr presenteou Calleri, do São Paulo, com uma camisa do Real Madrid,…

16 de julho de 2024

Saiba por que Leila Pereira não fará viagem ao Rio para Botafogo x Palmeiras

Leila Pereira, presidente do Palmeiras, não seguirá viagem com a delegação para o Rio de…

16 de julho de 2024

Botafogo tem poucos remanescentes de 2023 em reencontro com o Palmeiras

Botafogo e Palmeiras voltam a se enfrentar nesta quarta-feira (17) após mais de oito meses…

16 de julho de 2024

Cruzeiro planeja ficar com Barreal em definitivo: veja valores

O Cruzeiro mostra interesse em contar com Álvaro Barreal ao final deste ano. O jogador…

15 de julho de 2024

Corinthians x Criciúma: onde assistir, escalações e arbitragem

Nesta terça-feira (16), Corinthians e Criciúma se enfrentam pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O…

15 de julho de 2024

Fábio Carille encerra tema Corinthians e valoriza o Santos

Nesta segunda-feira (15), o Santos derrotou o Ituano por 2 a 0 e voltou a…

15 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!