Roberto Assaf

Roberto Assaf: Sim, haverá um campeão do Brasileirão

Seis clubes, teoricamente, são candidatos ao título do Brasileirão. Cinco pontos separam o líder do sexto colocado. Ou o sexto colocado do líder. No balanço das horas tudo pode mudar.
O curioso é que nem sempre a soma obtida ao longo do campeonato corresponde à realidade. Só há explicação, na competição atual, ao desempenho do Botafogo. Excelente no primeiro turno e péssimo no segundo. Os demais ganharam ou perderam na mesma proporção. Muito em dados momentos. Poucos em outros. Jamais mostraram uma trajetória que justificasse um favoritismo lógico. Daí que é praticamente impossível apostar em um provável campeão.

Botafogo em queda técnica e acumulando derrotas dá a chance a cinco times (como o Palmeiras) que oscilam muito, chegar ao título deste Brasileirão – Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Brasileirão da oscilação

Vejam, como exemplo, o Grêmio neste Brasileirão. Oscilou aqui e ali, e quando sinalizou que assumiria a ponta, perdeu em casa para um frágil Corinthians, com 11 contra 10 desde o começo do jogo. A propósito, o próprio Palmeiras, que alcançou a liderança após fracassos freqüentes do Botafogo, havia apresentado reação espetacular contra o Alvinegro, vencendo de virada por 4 a 3, mas realizou na sequência uma partida sem graça contra o Flamengo, apanhando de 3 a 0 sem esboçar reação alguma. E aí construiu placar semelhante, agora a seu favor, no compromisso seguinte, diante do Inter.

Já o Flamengo, que convenceu a todos ao derrotar o Palmeiras, surpreendeu três dias depois, tomando pressão do Fluminense, um time que vinha de muitas comemorações, e que praticamente abandonou o Brasileiro. O mais interessante que isso ocorreu no segundo tempo, quando os atletas tricolores, de ressaca, deveriam exibir, dadas as circunstâncias, tímido empenho.

E o Bragantino? Há um papo que joga sem a pressão comum aos gigantes, por ter poucos torcedores, e que isso poderia sem um dos motivos para colecionar vitórias. Mas eis que ao chegar o momento de confirmar o brilho, começou a desperdiçar pontos, sem maiores explicações.

Enfim, o Atlético Mineiro, que raras vezes foi apontado como candidato ao título, foi comendo pelas beiradas, mas conseguiu empatar com o lanterna e rebaixado América, e viver momentos delicados para vencer o Goiás, cuja situação não é muito distante da que experimenta o Coelho. Aliás, o próprio Botafogo, que voltou a trocar de técnico – pela quinta vez – poderia retomar o vigor que parece perdido, e realçar as razões pelas quais permaneceu tanto tempo na ponta.

Logo…

Não há como fazer uma análise que leve a uma afirmação definitiva. Afinal, o que se tem certeza é: haverá um campeão. E que comentaristas, até por obrigação, acabarão encontrando motivos para justificar o título. Esse, afinal de contas, é o maior segredo do futebol. A lógica eventualmente passa ao largo da matemática.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Carlos Alberto

Repórter, setorista da Seleção Brasileira, colunista e editor do Jornal dos Sports entre 1998 e 2000. Editor, colunista e editor executivo do LANCE! de 2000 a 2020, Editor-chefe do Jogada 10 desde 2020. É formado pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha-RJ) e participou de coberturas de 6 Copas do Mundo (4 como enviado, 1 como chefe de reportagem 1 como editor-chefe), 2 Copas Américas, 1 Eurocopa, 2 Mundias de Clubes, 1 Olimpíada e 6 Champions League.

Posts Recentes

Pedrinho diz que capacidade de São Januário pode ir para 57 mil e faz revelação sobre a 777

O presidente do Vasco, Pedrinho, atualizou a torcida sobre importantes questões, em coletiva de apresentação…

5 de julho de 2024

Toni Kroos, após desclassificação da Alemanha: ‘Ainda preciso assimilar’

Toni Kroos não escondia a frustração no fim do eletrizante duelo em que a Alemanha…

5 de julho de 2024

Como Marcelo Moreno ajudou em contratação do Cruzeiro

O Cruzeiro apresentou, nesta sexta-feira (5), o atacante argentino Lautaro Díaz. No entanto, para conseguir…

5 de julho de 2024

Marlon Freitas motiva Botafogo antes de vitória em cima do Cuiabá

Na última quarta-feira (03/07), o Botafogo venceu o Cuiabá por 2 a 1 na Arena…

5 de julho de 2024

Pênalti? Lance entre Espanha e Alemanha na Eurocopa gera debate

A vitória da Espanha sobre a Alemanha pelas quartas de final da Eurocopa contou um…

5 de julho de 2024

Torcedores do Botafogo invadem redes sociais de namorada de Almada

Bem recebida! Antonella D'Alotta, namorada de Thiago Almada, novo reforço do Botafogo, já pôde sentir…

5 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!