Parte do sucesso do Vasco no início do Campeonato Brasileiro pode se dever ao fato de que a equipe titular, hoje, está na ponta da língua do torcedor. Ou quase toda. Desde a intensa reformulação na virada do ano, a maior preocupação no clube era entrosar os jogadores e encontrar a melhor maneira de atuar. Neste momento, resta apenas uma dúvida: Robson ou Capasso na zaga.
Afinal, ambos vem se revezando nas últimas partidas. Enquanto o argentino tirou a posição de Miranda na reta final do Estadual, o ex-corintiano aproveitou as chances quando o companheiro se lesionou. Com isso, criaram uma disputa boa pela vaga ao lado do intocável Léo.
Robson, que chegou por empréstimo após duas temporadas sem destaque, foi muito bem contra o Atlético, na estreia do Brasileirão. O Vasco venceu por 2 a 1 em função do desempenho da defesa, que resistiu à pressão do adversário. Ele terminou com quatro desarmes, cinco rebatidas de bola na área cruz-maltina e apenas duas faltas cometidas.
Já Capasso havia começado bem, mas colocou sua titularidade em xeque ao falhar em dois lances cruciais contra o Flamengo, nas semifinais do Carioca. Aos 27 anos, o argentino foi comprado junto ao Atlético Tucumán-ARG pelo equivalente a R$ 8 milhões.
Outras posição do time estão consolidadas
De resto, Léo Jardim é soberano no gol até aqui. A exemplo dos laterais, Puma e Piton, que mantém a regularidade e fazem bom trabalho ofensivo e defensivo. Léo é o capitão, a referência da zaga e o escape nas saídas de bola com seus passes em profundidades de pé esquerdo.
No meio-campo, Rodrigo, Andrey e Jair formam uma trinca de volantes eficiente na marcação. Além disso, os dois últimos são os responsáveis pela distribuição de jogo. Na frente, Alex Teixeira e Gabriel Pec vem bem como os dois pontas. Aliás, já participaram, juntos, de quatro gols em duas rodadas do Brasileirão. E Pedro Raul é o centroavante, hoje, sem concorrência.
Mundial sub-20 vai abrir vaga no meio
A questão é que, em 15 dias, essa estrutura pode mudar. Afinal, Andrey e Marlon Gomes serão convocados para o Mundial sub-20 e vão desfalcar o Vasco por até cinco jogos. Dessa forma, o argentino Carabajal, recém-contratado ao Santos, surge como opção principal para ocupar o meio de campo. Outra alternativa é reforçar o setor defensivo com Barros ou adiantar o time, com o meia-atacante Luca Orellano.
Marlon, inclusive, renovou contrato com o clube até o fim de 2026. Ele é um dos que tem mais chance de virar titular ao longo da temporada. Polivalente, pode jogar mais recuado ou como armador à frente.
Há a expectativa de que outros reforços cheguem em breve e sejam inscritos em julho, quando reabre a janela de transferências. A SAF já acenou com um aporte para a compra de jogadores. Com isso, o meio de campo e o ataque devem ter mais alternativas para Barbieri.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.
Comentários