Apesar de 2023 ser um ano problemático para o Corinthians, para Róger Guedes ele é o ano do brilho. O gol marcado no empate do Timão contra o São Paulo no último domingo (14) não só colocou o camisa 10 ainda mais na artilharia do time na temporada, como também o consolidou como o ‘senhor dos clássicos’ da equipe.

Só nesta temporada, Róger Guedes já marcou gols contra os três maiores rivais do Corinthians: Palmeiras (2), Santos (1) e São Paulo (1). No geral, o Tricolor era o único rival que ainda não tinha sido ‘vítima’ do camisa 10 desde sua chegada ao Timão.

Dentro do contexto geral, o Palmeiras é a vítima favorita do atacante: são cinco gols contra o Alviverde e ex-clube. O Santos, por sua vez, vem logo atrás, com dois tentos sofridos.

Maior marca artilheira de Róger Guedes

Em meio ao ano turbulento do Corinthians, Róger Guedes é unanimidade entre todos os técnicos da equipe na temporada. Fernando Lázaro, Cuca, Danilo e Luxemburgo, nenhum deles deixou o camisa 10 fora do seu 11 inicial ideal.

O número de gols de Róger explica bem o motivo do atacante dificilmente ficar fora de uma partida. Ao todo, são 15 tentos anotados em 24 jogos disputados na temporada. A marca é exatamente a mesma da temporada passada, mas com, praticamente, um terço dos duelos jogados em relação ao ano passado — foram 66 em 2022.

2023 já aparece, ao lado do ano passado, como o mais artilheiro de Róger Guedes na carreira. Criciúma, Palmeiras, Atlético-MG e Shandong Luneng… Nenhum desses clubes viu o atacante tão matador.

Róger Guedes vive boa temporada pelo Timão – Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Idolatria após 2022 complicado

Contratado pelo Corinthians em 2021, Róger Guedes chegou com tudo no Timão e, sob o comando de Sylvinho, não saiu do time titular.

Em 2022, no entanto, a chegada de Vítor Pereira mexeu um pouco no seu modo de jogar. Com carta branca, o português chegou a barrar o então camisa 9 e o deixou no banco em algumas oportunidades. Foi VP, inclusive, que afirmou, pela primeira vez, que Guedes e Yuri Alberto não poderiam jogar juntos, muito pela falta de presença defensiva de Róger, ainda que os gols o ajudassem.

Na época, parte da torcida chegou a ‘comprar a briga’ do treinador e criticou o atacante pelo pouco empenho em ajudar na recomposição defensiva.

Relação entre Róger Guedes e Vítor Pereira gerou polêmica em 2022 – Rodrigo Coca / Ag. Corinthians

Em entrevistas após a saída de Vítor Pereira, o atacante chegou a destacar a melhora no clima com Fernando Lázaro e como era o ambiente com o português.

“A gente ficou feliz de saber que era ele (Lázaro). Mas a gente já ia ficar feliz só de saber que o outro já tinha saído também. A gente já estava feliz com isso, então… O ambiente agora é maravilhoso. É resenha, antes não tinha. É perfil do técnico, do que ele quer do elenco. Era um cara mais sério. Minou a resenha, talvez não fosse uma coisa que ele queria, mas acabou minando pelo jeito dele”, disse ao “Podpah”.

Hoje, apesar das críticas de boa parte da torcida à diretoria e ao elenco, Róger aparece como uma das poucas exceções.

Róger Guedes e Neo Química Arena

A boa marca de gols de Róger Guedes pelo Corinthians foi construída, em sua grande parte, na Neo Química Arena. Isso porque, dos 37 tentos anotados nos 109 jogos do atacante pelo clube, 26 saíram na casa da equipe.

Assim, atualmente, Guedes aparece como o terceiro maior artilheiro da casa corintiana. Ele está a apenas um gol atrás de Romero, seu atual companheiro no elenco, e Jô, que tem 30 e lidera o ranking.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários