Os primeiros dias de Rogério Ceni no Flamengo não estão sendo fáceis. Ele assumiu na terça-feira passada; estreou na quarta-feira com derrota para o São Paulo na Copa do Brasil (2 a 1); e neste sábado apenas empatou com o Atlético-GO pelo Brasileirão (1 a 1). Ceni sabe que na quarta-feira tem uma decisão na volta contra o São Paulo.  Só a vitória mantém o time na competição (por um gol a decisão será nos pênaltis). Mas ele já está ciente de que terá um time muito desfalcado nesta partida tão importante.

Rogério Ceni vai ter trabalho para conseguir escalar o Flamengo para o jogo com o São Paulo  – Alexandre Vidal / Flamengo

A lista é enorme e só aumenta.  Durante o jogo com o Atlético-GO, Thiago Maia saiu na maca com entorse no joelho esquerdo e Gabigol teve de ser substituído na reta final com dores na coxa direita. Não bastasse, o atacante Pedro, que estava com a Seleção Brasileira, sofreu uma lesão na coxa esquerda no treino deste sábado e foi cortado da lista de Tite

“Eu ainda nem sei o grau da lesão do Pedro. Entretanto, tenho de esperar a informação dos médicos. Tem o caso do Gabriel e do Thiago Maia. Eu já sei que não posso contar com Rodrigo Caio, Diego e Filipe Luís. Isla não deve chegar a tempo do jogo do Chile e se chegar vai estar exausto porque é titular da sua seleção. Everton Ribeiro deve ser titular de novo da  Seleção Brasileira na terça-feira. Por isso  não tenho como contar com ele. Infelizmente a gente tem uma quantidade enorme de jogadores experientes com problema. Mas temos de encarar o momento e buscar a melhor solução” lamentou Ceni durante a coletiva de imprensa após o jogo com o Atlético-GO.

Sinal de alerta

O  treinador  teme que outros jogadores vitais para o time acabem se lesionando. Alguns porque ainda não estão 100% recuperados. Outros, por exaustão.

” Veja o caso do Arrascaeta. Ele não treinou nos últimos dias. Sentiu um incômodo no tornozelo e fez tratamento para nos ajudar contra o Atlético. Mas eu sei que ele não terá condições físicas para exercer o trabalho que faz melhor, pelos flancos. Terei de usá-lo num esquema diferente. Diego Alves sofreu com câimbras nas duas pernas, poupei no sábado e espero contar com ele na quarta. Há jogadores cansados, como Bruno Henrique, que vem jogando todos os minutos dos últimos jogos”.

A soma de todos os problemas faz Ceni avisar que só conseguirá divulgar o  time que enfrentará o São Paulo no dia do jogo.

“Vou passar os próximos dias analisando qual a melhor formação. Mas não posso logo definir o time, tem gente em tratamento.  Creio que somente na quarta-feira, horas antes  do jogo, tenha a equipe”.

O maior dos desafios

O treinador confia que o Flamengo irá se encaixar. Tem grandes jogadores, ótimo clima, é um grupo vencedor. Mas que diante de tantos problemas, o torcedor tem de entender se por acaso o time não conseguir encaixar uma sequência de bons resultados no curtíssimo prazo. Deixa entendido que uma eliminação da Copa do Brasil ou mesmo o time ratear nas próximas rodadas do Brasileiro não pode ser  descartado. Isso Rogério Ceni fez questão de frisar no fim da coletiva deste sábado.

“O momento é difícil e podemos sofrer  bastante neste começo. Pelas lesões, convocações, cansaço físico que toma conta de alguns jogadores. Eu quero a vitória e eles também. Mas antes de melhorar nós vamos sofrer um pouco. E certamente eu estou vivendo o meu maior desafio”.

 

Comentários