O Flamengo entra em campo no sábado, contra o Athletico, em busca do tricampeonato da Libertadores. A partida será  em Guayaquil, no Equador, às 17h (de Brasília). Em grande fase, o time carioca, recém-campeão da Copa do Brasil, pode garantir mais uma grande taça na sua sala de troféus. Assim, os rubro-negros estão confiantes na decisão contra o Furacão. Aliás, assim pensa Rondinelli, o Deus da Raça, um dos grandes ídolos do Mais Querido.

Em entrevista ao Jogada10, o ex-jogador, herói do título carioca de 1978, afirmou que está confiante pelo título da Libertadores. Dessa forma, caso o Flamengo conquiste o troféu, Rondinelli espera que o Rubro-negro chegue, pela terceira vez, na final do Mundial.

“Eu vejo com bastante entusiasmo e, dentro desse entusiasmo, muita tranquilidade. O Flamengo é uma equipe de jogadores de Seleção, experientes. Tem tudo para levantar mais uma Libertadores. Nós da torcida, como 12° jogador, esperamos que eles continuem escrevendo suas histórias em conquistas de vitórias. E principalmente, de campeonatos importantes, como é o Carioca, Copa do Brasil, Libertadores. E quem sabe, sendo campeão sábado, não pode disputar mais uma final de Mundial. O Flamengo tem todas as chances de levantar mais um caneco na Libertadores”, disse Rondinelli.

David Luiz, o xerife rubro-negro

Exímio zagueiro, que encantou a nação rubro-negra com sua raça e talento em campo, Rondinelli vê o Flamengo muito bem servido no setor defensivo. Em resumo, quando David Luiz foi contratado, o ex-jogador elogiou a contratação, em entrevista ao J10. Assim, Rondinelli voltou a elogiar o jogador rubro-negro. Aliás, ele falou sobre a importância de David para os mais jovens.

“David Luiz é um excelente zagueiro, um jogador com experiência indiscutível, consagrado na Europa. Teve o seu início de carreira no Brasil, ainda jogando como volante. Depois, caminhando para a Europa, fixou na posição de zagueiro de área. Eu o vejo como um comandante em relação a posição que ele exerce. Ele tem feito grandes jogos, tem imposto a sua liderança em campo. A gente espera que, dentro de toda essa bagagem, dessa experiência, ele possa orientar os mais jovens que estão iniciando na carreira, como Matheuzinho e João Gomes, por exemplo. O Flamengo fez uma grande contratação ao trazê-lo”, explicou.

David Luiz durante partida pelo Flamengo -Marcelo Cortes / Flamengo

Léo Pereira

Aliás, não é apenas David Luiz que vive grande fase no setor ofensivo rubro-negro. Após maus momentos, Léo Pereira também está nas graças da torcida. Rondinelli também fez elogios ao ex-jogador do Athletico. No entanto, ele também ressaltou a qualidade de outros jogadores do clube carioca da posição.

“Léo Pereira atravessa fase bastante positiva. Tenho para mim que as fases adversas em alguns jogos são normais, até que você se entrose com o seu parceiro de área. Todos passam por uma adaptação ao esquema que o treinador impõe também. Mas, hoje, ele vive um grande momento. A gente espera que ele continue nesse patamar de fazer grandes jogos ao lado do David Luiz. Isso nos dá uma tranquilidade na parte defensiva, sabendo que eles vão conseguir interceptar os atacantes adversários. Aliás, o Flamengo tem jogadores na zaga que estão fazendo grandes jogos, como Fabrício Bruno e Pablo. Também tinha o Gustavo Henrique, que deixou o clube há pouco tempo. Que eles continuem nesse nível de atuação, deixando a Nação Rubro-negra feliz.”

Veja outros trechos da entrevista

Grande trabalho de Dorival Júnior

“Vejo no Dorival um líder. Eu tenho um respeito muito grande por ele em razão de algumas situações de seu início de trabalho no Flamengo, ao conhecer o elenco e vivenciar com quem iria trabalhar. É normal ter alguns percalços no início, como qualquer treinador. Mas vi uma positividade e grande valia de sua personalidade. Aliás, dentro do seu comando, ele fez uma exposição de que já tinha passado por experiências e que caberia também ao elenco também acusar o que poderia estar ocorrendo nas adversidades dos resultados. Neste ponto, eu vibrei!”

Rondinelli elogia Dorival Júnior – Buda Mendes/Getty Images

“Ele tem uma frase que é: ‘agora está na hora de nós apontarmos o dedo para nós’. Esse foi um ponto muito positivo. Ele balançou com os brios dos atletas. Deu a volta por cima, colocou o elenco nos trilhos. O esporte coletivo requer muitas abnegações em prol do grupo, para conseguir resultados positivos. Hoje, o Dorival tem todo o meu aval e confiança da Nação Rubro negra para que possa concluir este excelente trabalho.”

Atacantes do Flamengo, referência para os torcedores

“A gente tem esse quarteto, Gabigol, Pedro, Everton Ribeiro e este fenômeno chamado Arrascaeta. É uma tranquilidade neste setor. Quatro atletas de ponta. Em outras épocas, fui muito feliz em ter a oportunidade de jogar com atacantes como Tita, Nunes, Claudio Adão, Julio Cesar Uri Gueller e principalmente, o fenômeno Arthur Antunes Coimbra, Zico. Então, vejo cada época marcada com os seus jogadores, como teve em outras décadas, em 40, 50 e a nossa, na década de 70. O momento, hoje, são para esses jogadores, esse elenco bilhante em todas as posições. Cabe a eles ter o entendimento que o treinador quer vitória. Aliás, essa vitória que é ovacionada por esse vulcão chamado Nação Rubro-negra. Tenho muita esperança e fé que eles nos darão mais uma conquista da Libertadores.”

Arrascaeta e Gabigol
Gabigol comemorando gol com Arrascaeta – Gilvan de Souza/ Flamengo

Vidal, João Gomes e Thiago Maia, muita qualidade

“O Vidal é o mais experiente e vem fazendo um papel muito bom em sua maneira de liderar a cabeça de área, a cobertura dos laterais e zagueiros. O João Gomes tem, além do bom posicionamento, a habilidade e visão de jogo incomensurável. Já o Thiago Maia, na mesma proporção, mas um pouco mais acanhado, é um excelente jogador. Aliás, vejo o Flamengo  bem servido nesta proteção defensiva. João Gomes e Thiago Maia tirarão muito proveito da oportunidade de trabalhar com um jogador como Vidal, que é um grande. Na hora que tem que ser voluntarioso, ele é. Tem um bom passe e bom posicionamento. O João Gomes já é um jogador formado e realizado em campo. Só falta agora, para o Thiago Maia, se soltar mais e ganhar confiança, pois qualidade ele tem demais.”

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários