Após se tornar o goleiro do Flamengo com mais minutos sem ser vazado no século 21 em partidas por competições oficiais, Agustín Rossi quebrou mais uma marca. Ele passou a ser o recordista em minutos sem sofrer gol na história do clube.

O argentino iniciou o clássico deste sábado (16), contra o Fluminense, pelo duelo de volta da semifinal do Carioca, invicto há 875 minutos. Quando o relógio apontou 40 minutos da segunda etapa, o goleiro chegou a 960 minutos. A marca anterior era de Cantarele (959) no período relativo ao fim da década de 70.

O ex-goleiro rubro-negro detinha o feito entre novembro de 1978 e fevereiro de 1979. Foram nove jogos completos e mais 45 minutos do triunfo por 9 a 0 sobre a Portuguesa (foi substituído por Nielsen no intervalo), 17 minutos da partida anterior à sequência (levou gol aos 28 do segundo tempo no empate por 2 a 2 com o Madureira) e outros 87 da goleada por 5 a 1 frente ao Flu, em que Spinelli tirou a invencibilidade do goleiro aos 42 minutos da etapa final.

Soma não inclui amistosos e jogos de pré-temporada

Vale ressaltar, porém, que os acréscimos dos duelos não estão incluídos na conta. Caso contrário, o recorde viria quando Rossi chegasse ao minuto 11 do clássico deste sábado sem sofrer gols. A soma também não inclui amistosos. Assim, os jogos na pré-temporada em janeiro, nos Estados Unidos, não entram no cálculo.

Rossi em ação diante de Arias, do Fluminense, neste sábado, pelo duelo de volta da semifinal – Foto: Lucas Merçon/Fluminense FC

O último gol sofrido por Rossi em competições oficiais ocorreu na rodada final do Brasileirão de 2023, quando levou gol aos 25 minutos da primeira etapa na derrota por 1 a 0 para o São Paulo em dezembro, no Morumbi. Na ocasião, Luciano marcou o único gol do triunfo tricolor.

Com a obtenção do recorde individual dentro do clube, Rossi evidencia o excepcional momento defensivo do Flamengo, que chegou a 11 jogos consecutivos sem sofrer gols no Carioca com o time principal. O elenco, aliás, superou o recorde de partidas com a defesa intacta – havia igualado no último clássico a sequência de dez jogos, entre novembro de 1978 e fevereiro de 1979.

Rossi, titular absoluto de Tite

Titular absoluto desde que Tite chegou ao clube, Rossi já se tornou o recordista do Rubro-Negro no século 21. Ele ultrapassou Diego Alves que, entre maio e junho de 2018, construiu uma invencibilidade de 618 minutos. O goleiro argentino, aliás, quebrou o recorde no triunfo por 2 a 0 diante do Fluminense, pela décima rodada da Taça Guanabara. De lá pra cá, não foi vazado contra o Madureira, pela 11ª rodada, e nos dois clássicos frente ao Flu, pelas semifinais do Estadual.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários