Em um jogo frio como o clima dos dois países, Rússia e Finlândia protagonizaram nesta quarta-feira (18) um duelo de vida ou morte para o país sede da Copa do Mundo de 2018 . Diretamente de São Petersburgo, o time da casa venceu por 1 a 0, com gol de Miranchuk, e sobreviveu na briga pela classificação para a próxima fase no Grupo B da Eurocopa, chegando aos três pontos e empatando com a adversária na segunda posição.

Miranchuk foi o autor do gol da vitória da Rússia contra a Finlândia – EVGENIA NOVOZHENINA / POOL / AFP

A Rússia dominou as ações no primeiro tempo e criou bastante, mas acabou cometendo pequenos erros que custavam a efetividade de suas investidas, geralmente falhando no último passe. A Finlândia, bem posta defensivamente, mostrou desde o primeiro minuto que sua estratégia seria aproveitar os contra-ataques pelos flancos, algo que foi potencializado com as falhas individuais do setor defensivo russo. Depois de insistir bastante, o gol chegou: Miranchuk recebeu na área, puxou para a perna esquerda e chutou no ângulo cruzado do goleiro Hradecky, que não teve o que fazer.

Precisando do resultado, a Finlândia saiu mais para o jogo na segunda etapa e aumentou a intensidade de criação de jogadas. Esbarrando nas limitações técnicas, a equipe do treinador Markku Kanerva buscou sempre atacar nas costas dos laterais russos para utilizar a bola aérea, sempre buscando o centroavante Teemu Pukki, referência da equipe. No entanto, as ações não surtiram efeito, mesmo com o habitual “abafa” nos minutos finais na base do desespero. A defesa russa se manteve firme, e mesmo com alguns gols perdidos, segurou o resultado.

Com três pontos e assumindo a segunda colocação do Grupo B, a Rússia irá enfrentar a lanterna Dinamarca na próxima segunda-feira (21) pela última rodada. Enquanto isso, a Finlândia, que agora ocupa a terceira colocação, enfrentará a líder Bélgica no mesmo dia e briga pela classificação.

Comentários