Em meio aos protestos que assolam o Irã, a agência Reuters divulgou uma investigação a respeito do modo com o qual os Estados Unidos fizeram espionagem naquele país.

Em conversa com um antigo espião iraniano que trabalhou para a Agência Central de Inteligência (CIA) e que atende pelo nome de Hosseini, revelou que a comunicação com os americanos se deu por um site de futebol.

CIA criou o Iraniangoals.com, página dedicada ao futebol do Irã para burlar controle – Reprodução

Com a criação do Iraniangoals.com, uma página destinada a conteúdo de futebol do país, a CIA inseriu uma senha para que fosse feito o login. O pop up que aparecia possibilitava com que Hosseini pudesse conversar, sem riscos, com os americanos. Dessa forma, conseguiram burlar o controle restrito que o regime iraniano faziam da internet.

A prática era tão comum que a agência americana criou mais de 350 páginas escritas na linguagem persa a fim de conversar com seus agentes em solo hostil.

CIA fez uso da maior paixão mundial, o futebol, para espionar o Irã – Reprodução

No entanto, em dado momento, as autoridades iranianas acabaram identificando estes sites, conseguindo, assim, prender grande quantidade de agentes secretos.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários