A saída de Messi causou um impacto negativo no futebol e nas contas do Barcelona. Segundo a consultoria Brand Finance, o clube perdeu 11% do valor de sua marca. A queda é acompanhada pela diminuição da receita de patrocinadores, merchandising e do número de sócios.
Sem Messi, que partiu para o Paris Saint-Germain, o Barça deixou de receber 77 milhões de euros (R$ 477,7 mi) de ingressos comerciais, 17 milhões de euros (R$ 105,4 mi) por perda de vendas em dias de jogos e mais 43 milhões (R$ 266,6 mi) pela redução na venda de camisas.
![](http://jogada10.com.br/wp-content/uploads/2021/08/1005177212-scaled.jpg)
Em relação aos sócios, 26 mil torcedores saíram do programa de associação do clube, gerando um prejuízo de 40 milhões (R$ 248 mi).
No total, o Barça amargou um déficit de 177 milhões de euros (cerca de R$ 1 milhão) em relação a uma temporada com Messi.
Para piorar, a Rakuten, empresa japonesa que patrocina o clube com um aporte de 30 milhões (R$ 186 mi), já anunciou que deixará de anunciar na camisa do clube em 2022-23, assim como a Beko, que coloca o nome nas mangas dos uniformes.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.
Comentários