Saint-Étienne rebaixado na França. Auxerre retorna à elite após dez anos

Um dos mais tradicionais times da França e o maior campeão nacional ao lado do PSG, o Saint-Étienne está rebaixado para a Segundona francesa. Neste domingo (29), empatou em casa com o Auxerre no jogo de volta do playoff da repescagem:  1 a 1, mesmo placar da ida. Assim, o duelo foi para a prorrogação, sem gol. Nas penalidades, Auxerre 5 a 3. Com isso, o Auxerre celebra a volta à elite após dez anos de ausência. E o Saint-Étienne, o maior campeão nacional ao lado do PSG, caiu.

Os gols foram de Sakhi para o Auxerre e de Camara para o Saint-Étienne.  E o grande herói foi o goleiro do Auxerre, León. Fez quatro grandes defesas nos 120 minutos e defendeu o pênalti cobrado por Boudebouz . Mas nem deu para comemorar, pois vários torcedores do Saint-Étienne jogaram sinalizadores e fogos de artifício no gramado.  E durante o jogo atiraram objetos, o que fez o jogo ser interrompido por alguns minutos. Uma vergonha.

Trouillet (de preto)  tenta levar o Auxerre ao ataque, sendo marcado pelo ex-Flamengo Trauco (à esquerda) e  Camara  – Jean Philippe Ksiazek/AFP via Getty Images

O jogo envolveu o antepenúltimo colocado da Ligue 1 (Saint Étienne) e o terceiro colocado da Segundona.  Os rebaixados foram Metz e Bordeaux. Subiram Toulouse e Ajaccio.

O Jogo

O primeiro tempo foi truncado e fraco. As duas melhores oportunidades foram do Saint-Étienne, ambas com Bouanga desperdiçando. O Auxerre buscou o ataque, mas sem grande perigo. Já o segundo tempo foi mais elétrico e dramático.  Aos cinco minutos, após cruzamento da direita, Sakhi, quase de fora da área, cabeceou e pegou o goleiro Bernardoni adiantado, abrindo o placar para o Auxerre.

E o time visitante teve tudo para ampliar com Hein: ele pegou livre pela direita, cortou o goleiro, mas chutou cruzado para fora. Inacreditável. Isso aliviou a torcida, que passou a apoiar ainda mais a equipe, que empatou aos 30. Após escanteio da direita, Crivelli cabeceou e, na pequena área, Kamara desviou. 1 a 1. O Auxerre sentiu o gol e quase levou a virada aos 45, quando Bouanga ganhou da marcação na corrida e chutou para grande defesa do goleiro Léon.

Na prorrogação, cada time perdeu uma chance e a bola não entrou. Nas penalidades, Boudebouz perdeu a primeira penalidade para o Saint-Étienne. Todos os demais acertaram: Auxerre 5 a  3. E de volta à elite.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Carlos Alberto

Repórter, setorista da Seleção Brasileira, colunista e editor do Jornal dos Sports entre 1998 e 2000. Editor, colunista e editor executivo do LANCE! de 2000 a 2020, Editor-chefe do Jogada 10 desde 2020. É formado pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha-RJ) e participou de coberturas de 6 Copas do Mundo (4 como enviado, 1 como chefe de reportagem 1 como editor-chefe), 2 Copas Américas, 1 Eurocopa, 2 Mundias de Clubes, 1 Olimpíada e 6 Champions League.

Posts Recentes

Ex-Vasco, Grêmio e Corinthians, Fellipe Bastos anuncia aposentadoria

O volante Fellipe Bastos anunciou sua aposentadoria do futebol. Aos 34 anos, o agora ex-jogador…

10 de maio de 2024

Grêmio planeja voltar a treinar até a próxima sexta-feira

Apesar de manter o foco no auxílio a funcionários e à população gaúcha atingidos pelas…

10 de maio de 2024

CBF inicia a campanha de doação às vítimas das enchentes no RS com presença de jogadores da Seleção

A CBF já deu início à campanha de doação às vítimas das enchentes no Rio…

10 de maio de 2024

Bruno Henrique está fora do jogo entre Flamengo e Corinthians

O Flamengo conta com desfalques importantes no jogo diante do Corinthians. Além de Pulgar, que…

10 de maio de 2024

Augusto Melo se diz traído e explica racha com Rubão no Corinthians

O presidente do Corinthians, Augusto Melo, falou pela primeira vez sobre a saída do ex-diretor…

10 de maio de 2024

Dorival deixa portas abertas para Casemiro e Thiago Silva

Apesar de não ter convocado o volante Casemiro e o zagueiro Thiago Silva para a…

10 de maio de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!