O Santos estreia na Copa do Brasil nesta quinta-feira (23), às 20h, contra o Ceilândia, no Distrito Federal. O Peixe vai para sua 21ª edição do torneio, sendo um dos times mais tradicionais da competição. Contudo, o Alvinegro Praiano corre o risco de ficar de fora do torneio no ano que vem.

Em dezembro do ano passado, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) comunicou uma alteração no formato de classificação para a Copa do Brasil. Para esta temporada, o Santos está qualificado para disputar o torneio por conta do Ranking Nacional de Clubes.

Santos corre o risco de ficar fora da Copa do Brasil em 2024 – Raul Baretta/ Santos FC.

Contudo, a partir do ano que vem, a CBF não mais adotará o Ranking como critério. A ideia é fortalecer os Estaduais. A Federação Paulista (FPF) tem direito a seis vagas na Copa do Brasil de 2024 e decidiu que cinco delas serão entregues aos melhores times do Paulistão desta temporada. A outra ficará com o campeão da Copa Paulista, torneio tradicionalmente disputado por equipes do interior do estado.

O Peixe ocupa a nona colocação geral no Campeonato Paulista. Assim, a equipe precisa melhorar seu desempenho para conseguir uma das vagas na Copa do Brasil. Se a competição terminasse hoje, o Santos estaria fora do torneio nacional em 2024.

Não deixe de aproveitar o bônus do galera.bet para fazer as suas apostas nos principais jogos no Brasil e no mundo

Santos pode se classificar pelo Brasileirão

Uma outra opção  é conseguir uma boa colocação no Brasileirão deste ano. Das 92 vagas na Copa do Brasil do ano que vem, 12 delas não serão distribuídas de acordo com o desempenho das equipes nos estaduais deste ano.

De acordo com o regulamento da CBF, todos os clubes brasileiros com vaga na Copa Libertadores do ano que vem têm vaga assegurada na Copa do Brasil de 2024. Além disso, os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde e Série B do Campeonato Brasileiro desta temporada também se classificam. O restante ficaria com os melhores colocados na Série A.

Assim, caso o Santos não consiga a classificação via Estadual, precisará terminar nas primeiras colocações do Brasileiro para ir a Copa do Brasil no ano que vem.

Se fosse ano passado, Santos estaria fora do torneio

Se a CBF tivesse adotado a regra no ano passado, o Santos estaria fora da atual Copa do Brasil. Em 2022, o Peixe terminou o Brasileirão na 12ª colocação. Já no Paulistão, ficou na 13ª posição geral e não se classificaria nem após a inclusão de Corinthians, Palmeiras e São Paulo nas 12 vagas nacionais.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários