Santos

Santos dá um chocolate no Grêmio e está na semifinal da Libertadores

O Santos fez um primeiro tempo perfeito, nesta quarta-feira, na Vila Belmiro. Saiu na frente com um gol aos 11 segundos, jogou o fino e, no fim, garantiu a sua classificação para as semifinais da Libertadores-2020 ao derrotar o Grêmio por 4 a 1 (na ida, 1 a 1). Kaio Jorge fez o gol relâmpago  e o terceiro tento. Marinho e Laércio ampliaram. Thaciano fez o gol gremista.

Pesou para o Santos o grande jogo coletivo. Para  o Grêmio, pesaram o nervosismo e erros nos passes, principalmente daquele que é o seu jogador mais habilidoso, Jean Pyerre.

Agora o Santos aguarda o vencedor do confronto entre Boca Juniors e Racing para conhecer seu rival na semifinal. O Grêmio, além de eliminado, perdeu uma invencibilidade de 18 jogos.

Jean Pyerre tenta passar pela marcação do santista Alison. O mais habilidoso jogador gremista errou dois passes que resultaram em gols do Santos  – Lucas Uebel/Grêmio

Análise da etapa inicial

O primeiro tempo foi de cair o queixo. Por todos os lances incríveis que ocorreram, pela partida quase perfeita do Santos e pelo futebol ineficaz do Grêmio, que foi para o  intervalo perdendo por 2 a 0 e dando graças a Deus pelo placar ter ficado apenas nesta diferença.

Cinco minutos elétricos

O jogo já começou diferenciado. O Grêmio deu a saída de bola, foi tocando a bola para trás e Jean Pyerre deu um passe errado para David Braz, pois não viu a desabalada carreira de Kaio Jorge atrás da bola enquanto seu companheiro estava longe da bola. Kaio ganhou na corrida, deu um toque para tirar Vanderlei e outro para, quase sem ângulo, chutar para o gol. O Grêmio sentiu demais o gol. A ponto de errar a saída de bola do gol e ver Marinho perder um gol feito. Isso antes dos dois minutos. Aos cinco, o Grêmio teve a sua única chance. E que chance: Jean Pyerre na área recebeu e chutou na trave.

Tudo dá certo para o Santos

Jean Pyerre não estava mesmo em bom dia. Num lance do ataque, perdeu a bola, que ficou com Lucas Braga. Em velocidade ele passou por Orejuela e ainda teve a vantagem de o lateral, ao tentar alcançá-lo, sentir uma fisgada. Sem marcação, o atacante cruzou para a entrada de Marinho. A fera pegou de primeira, de canhota: 2 a 0. O Grêmio perdia por 2 a 0 e ficava sem Orejuela, estirado no chão e precisando ser substituído. Isso com 16 minutos de jogo.

O Santos seguiu muito melhor, criando uma chance atrás da outra (Kaio Jorge perdeu uma chance espetacular) no contra-ataque. Nem parecia que tinha desfalques (Madson, Pituca, Soteldo). Era um time bem escalado e bem postado por Cuca. Já o Grêmio, com maior posse  de bola, nada fez de produtivo para desespero de Renato Gaúcho.

Análise do segundo tempo

O jogo seguiu sob medida para o Santos, que abriu 3 a 0. Porém, três jogadores saíram  lesionados (incluindo Marinho). Com isso o Grêmio foi para cima e até fez um gol. Mas logo em seguida levou o quarto. Chocolate.

Mais um para o Peixe

No segundo tempo o Santos continuou sobrando e os dez primeiros minutos mostraram isso. Primeiro, Marinho perdeu uma chance. Depois, Sandry obrigou Vanderlei a grande defesa, mandando para escanteio. E neste escanteio, aos nove minutos, o trio do ataque santista criou o terceiro gol: Marinho cobrou o escanteio, Lucas Braga tocou de calcanhar e Kaio Jorge, sem marcação (falhas de David Braz e Geromel), chutou da pequena área. A bola bateu no travessão e entrou.

Sem Marinho….

O Santos começou a perder ritmo quando Marinho, Felipe Jonatan e Alison saíram machucados. E passou os minutos restantes administrando a vantagem. Com mais espaços, nos 20 minutos finais só deu Grêmio, que perdeu duas chances – cobrança de falta de David Braz (John voou)  e numa cabeçada de Diego Souza (passou raspando) – antes de Ferreira cruzar para Thaciano descontar aos 35. Só que o dia era do Peixe. O time fez uma blitz na área e após Vanderlei fazer grande defesa, Laercio, de cabeça, fechou o placar em 4 a 1.

 

SANTOS 4 x 1 GRÊMIO

Data:  16/12/2020 – Libertadores – Quartas de final  (jogo da volta)
Local: Vila Belmiro, Santos (SP)

Santos: John Victor, Madson, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan (Wagner Leonardo, aos 21′ do 2ºT) ; Alison (Laércio, aos 30′ do 2ºT), Sandry e Jobson (Guilherme Nunes, no Intervalo); Marinho (Jean Mota, aos 21′ do 2ºT), Kaio Jorge (Marcos Leonardo, aos 38′ do 2ºT) e Lucas Braga. Técnico: Cuca.
Grêmio: Vanderlei. Orejuela (Victor Ferraz, aos 17′ do 1ºT) , Geromel, David Braz (Churín, aos 31′ do 2ºT) e Diogo Barbosa; Matheus Henrique, Darlan (Pinares, no Intervalo), Luiz Fernando (Ferreira, aos 13′ do 2ºT), Jean Pyerre (Thaciano, aos 14′ do 2ºT) e Pepê; Diego Souza. Técnico: Renato Gaúcho.

Gols:  Kaio Jorge, aos 11 segundos do 1ºT (1-0); Marinho, aos 16′ do 1ºT (2-0);  Kaio Jorge, aos 9′ do 2ºT (3-0) Thaciano, aos 37′ do 2ºT (3-1);  Laércio, aos 39′ do 2ºT (4-1)
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Auxiliares: Wilmar Navarro (ING) e Dionisio Ruiz (COL)
Cartões amarelos: John Victor, Guilherme Nunes e Bruninho* (SAN); Kannemann*,  Pepê  e Diego Souza (GRE)
*Kannemann  e Bruninho levaram amarelo no banco de reservas

Carlos Alberto

Repórter, setorista da Seleção Brasileira, colunista e editor do Jornal dos Sports entre 1998 e 2000. Editor, colunista e editor executivo do LANCE! de 2000 a 2020, Editor-chefe do Jogada 10 desde 2020. É formado pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha-RJ) e participou de coberturas de 6 Copas do Mundo (4 como enviado, 1 como chefe de reportagem 1 como editor-chefe), 2 Copas Américas, 1 Eurocopa, 2 Mundias de Clubes, 1 Olimpíada e 6 Champions League.

Posts Recentes

Mãe de Carlos Salcedo acusa envolvimento do atleta em morte da irmã

A morte de Martha Paola Salcedo, irmã do jogador mexicano Carlos Salcedo, ganhou uma nova…

5 de julho de 2024

Arne Slot fala sobre início de trabalho pós-Klopp no Liverpool: ‘Herdar cultura vencedora’

O novo técnico do Liverpool, Arne Slot, participou, nesta sexta-feira (5), de sua primeira entrevista…

5 de julho de 2024

Diretor afirma que Mosquito e Arthur Souza não jogam mais pelo Corinthians

Após entrarem na Justiça contra o Corinthians, os atacantes Gustavo Mosquito e Arthur Souza não…

5 de julho de 2024

Palmeiras vê chegada de Gabigol em 2025 como opção ‘mais viável’

O Palmeiras tem como grande sonho neste momento a contratação do atacante Gabigol. O jogador…

5 de julho de 2024

Cresce a possibilidade de Ederson deixar o Manchester City

Assunto que foi abordado pela imprensa global há cerca de um mês, a possibilidade do…

5 de julho de 2024

Bellingham, da Inglaterra, é punido por gesto obsceno, mas enfrenta a Suíça

A Uefa puniu Jude Bellingham, porém o jogador poderá defender a Inglaterra contra a Suíça…

5 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!