Dois jogadores do Santos foram alvos de ataques racistas durante a partida contra o Audax Italiano. O Peixe acabou perdendo por 2 a 1, jogando no Chile, pela Copa Sul-Americana, na última quarta-feira (24), em Santiago. Os jogadores em questão que sofreram com os ataques foram o zagueiro Joaquim e o atacante Ângelo. Após o embate, o Alvinegro Praiano emitiu uma nota repudiando os atos, denunciando o ocorrido e cobrando punição para o adversário.

“O Santos Futebol Clube, novamente, vem a público denunciar e repudiar com veemência mais um caso de racismo no futebol. Dessa vez, os alvos das injúrias raciais foram nossos jogadores Ângelo e Joaquim. Os dois atletas foram atacados verbalmente e com gestos imitando macacos por torcedores adversários presentes na partida de hoje”, diz a nota do Peixe.

Além disso, Paulo Roberto Falcão, coordenador esportivo do Santos, exigiu uma postura severa da Conmebol na investigação da denúncia apresentada pelo Peixe. Aliás, o diretor cita o episódio de Vinícius Junior, que repercutiu no mundo após o brasileiro ser alvo de ataques racistas na Espanha.

“Manifestação triste de racismo e que precisa ser combatida seriamente. Não é possível que a gente tenha tido no mundo a repercussão que tivemos com o caso do Vini Jr. e hoje as pessoas repetem isso aqui. Tem que ter punição”, falou Falcão, após a partida.

Quando os atos criminosos aconteceram contra os jogadores do Santos

Aos 32 minutos do segundo tempo, Ângelo saiu e deu lugar a Patati em campo. Contudo, quando se encaminhava ao banco de reservas, o menino da Vila viu e ouviu as manifestações racistas vinda das arquibancadas.

Ângelo teria sofrido racismo em partida no Chile – Raul Baretta/ Santos FC

Entretanto, com Joaquim, o racismo aconteceu já fora do campo em um espaço do quarto andar do estádio La Florida, palco da partida. Segundo o Santos, o local estava reservado apenas ao staff do clube brasileiros, mas torcedores do Audax Italiano tiveram acesso.

Após ouvir os relatos de seus atletas, a diretoria do Peixe procurou o delegado da partida para registrar a ocorrência em súmula e, agora, aguarda um posicionamento formal da Conmebol.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários