No primeiro duelo entre as equipes após o adeus a Pelé e Dinamite, o Santos levou a melhor sobre o Vasco por 1 a 0, neste domingo, em São Januário. O único gol foi do garoto Deivid Washington, no primeiro tempo. No mais, uma partida de baixo nível técnico, com destaque apenas para o goleiro João Paulo, do Peixe. Com isso, o resultado começa a instalar a crise clube carioca. Afinal, o time da casa tem apenas uma vitória em seis rodadas no Brasileirão e ocupa a décima quinta posição.

ATUAÇÕES: Vasco é frágil na criação e vê filme se repetir
ATUAÇÕES: eficiente, Santos vence com Devid e João Paulo
Confira aqui a tabela de classificação do Brasileirão 2023

Inclusive, a torcida hostilizou o time e o técnico Maurício Barbieri. Além disso, pediu mais contratações da SAF. Por outro lado, o Peixe confirma sua evolução, chega ao segundo triunfo consecutivo. Agora, já é o quinto colocado na competição, com dez pontos.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Vasco (@vascodagama)

Primeiro tempo tem Vasco melhor e gol do Santos

Com três novidades no time (Barros, Galarza e Figueiredo), o Vasco teve mais posse de bola desde o começo e rondou a área do Santos. Mas as melhores chances surgiram mesmo em cobranças de falta de Pec e Figueiredo. Pouco a pouco, o Peixe equilibrou as ações. Assim, foi eficiente, aos 28 minutos, ao combinar o passe de Lucas Lima com a ótima finalização de Deivid Washington, no cantinho esquerdo de Léo Jardim.

O gol afetou bastante a equipe cruz-maltina. Com isso, passou a apostar nos chutões e trabalhou muito pouco as jogadas, revivendo um velho problema de criação ofensiva. Enquanto isso, os paulistas controlaram o resultado até o fim da etapa. Inclusive, a torcida vascaína não perdoou a atuação e hostilizou o Maurício Barbieri e o próprio time no intervalo, com gritos de “time sem vergonha”.

Santistas comemoram o gol de Deivid Washington – Raul Baretta/ Santos FC

Segundo tempo morno e sem inspiração

O Vasco voltou com Alex Teixeira na vaga de Galarza e foi o meia-atacante que participou das principais finalizações. Com menos de 15 minutos, quase marcou duas vezes, com um chute da entrada e uma cabeçada. Pelo alto também tentou Pedro Raul. À essa altura o goleiro santista João Paulo era o melhor em campo e garantia o placar. Nos números, aos 30 minutos, estava 14 a 4 em chutes a gol.

Na sequência, o Cruz-maltino até mexeu outras quatro vezes. Na prática, porém, permaneceu desorganizado e sem conseguir pressionar. Com isso, facilitou a marcação do Peixe. Houve, ainda, dois lances em que o Vasco reclamou de pênalti (um por toque na mão e outro em choque com Pedro Raul), mas o árbitro optou por não checar no vídeo. Nos acréscimos, o time carioca tentou partir para o abafa, sempre com muitos cruzamentos aleatórios. Mas não conseguiu empolgar nem o torcedor mais otimista.

Assim, o clima em São Januário, sempre pulsante, foi frio até as vaias e os protestos após o apito final. Melhor para o Santos, que fez seu papel e garantiu mais três pontos preciosos no Brasileirão. Na próxima rodada, o Vasco visita o São Paulo, sábado (20). Por sua vez, o Peixe recebe o Palmeiras na Vila no mesmo dia.

Figueiredo foi titular, mas não conseguiu se destacar – Daniel Ramalho / Vasco

VASCO 0 X 1 SANTOS

Sexta rodada do Brasileirão-2023
Data: 14/05/2023, às 16h
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Público e renda: 18.476 pagantes (19.108 presentes) / R$ 1.049.196,00
VASCO: Léo Jardim, Puma Rodríguez (Paulo Henrique, aos 40′ do 2°T), Robson, Léo, Lucas Piton, Barros (Orellano, aos 17′ do 2°T), Jair, Galarza (Alex Teixeira, intervalo); Gabriel Pec (Erick Marcus, aos 17′ do 2°T), Figueiredo (Rodrigo, aos 29′ do 2°T) e Pedro Raul. Técnico: Maurício Barbieri.
SANTOS: João Paulo; Gabriel Inocêncio, Messias, Joaquim e Lucas Pires; Rodrigo Fernández, Dodi e Lucas Lima (Lucas Braga, aos 20′ do 2°T); Ângelo (Daniel Ruiz, aos 20′ do 2°T), Deivid Washington (Alisson, aos 47′ do 2°T) e Lucas Braga (Edcarlos, aos 38′ do 2°T). Técnico: Odair Hellmann.
Gol: Deivid Washington, aos 28′ do 1°T (0-1)
Árbitro
: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
Auxiliares: Luanderson Lima dos Santos (FIFA-BA) e Karla Renata Cavalcanti de Santana (PE)
VAR: Rodrigo Alonso Ferreira (SC)
Cartões amarelos: Erick Marcus, Robson e Léo (Vasco); Nathan (Santos)
Cartões vermelhos: –

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários