Futebol Brasil

Ídolos do Santos vão à cidade onde o futebol interrompeu uma Guerra Civil

O Santos emocionou os torcedores nesta sexta-feira (25/11) ao publicar detalhes da viagem de Edu e Manoel Maria à Nigéria. Os dois são ídolos do Peixe e símbolos marcantes no fim da guerra civil no país em em 1969. Afinal foi lá que ocorreu o famoso jogo em que, para ver o Santos de Pelé & Cia, os  dois grupos que estavam em guerra, pararam o conflito por um dia para que o jogo do Peixe pudesse ser disputado.

Convidados pelas autoridades nigerianas após o lançamento do terceiro uniforme do Santos, que traz aspectos das culturas africanas, os Ídolos Eternos estiveram na Nigéria e relembraram os importantes momentos vividos naquele período de guerra.

Inicialmente, os ex-jogadores se encontraram com Yoruba Iba Gani Adams, conhecido como General do Povo, na cidade de Lagos. Lá, os ídolos presentearam o anfitrião com um uniforme personalizado e comemorativo, e a majestade também ganhou uma obra de arte que celebra a união entre os povos do Brasil e da Nigéria.

Ídolos Eternos voltam à cidade onde o “Time do Rei Pelé” conseguiu parar uma guerra. Foto: Reprodução Santos TV.

O destino seguinte foi Ile-Ifé, onde foram recebidos com festa e se encontraram com Adeyeye Enitan Ogunwusi, Majestade Real Ooni Ile-Ifé, que relembrou a importância que o clube tem para o país. Ele também foi presenteado e, no fim da visita, todos dançaram e cantaram de mãos dadas a música que dizia “O Santos parou a guerra”.

Na cidade do jogo histórico

A viagem dos Ídolos Eternos continuou para Benin City,  a cidade onde aconteceu a histórica partida que terminou com vitória santista por 2 a 1 sobre a seleção do Centro-Oeste da Nigéria, com gols do ex-ponta esquerda e Toninho Guerreiro.

“Sempre marcava gols nas excursões do Santos. Os caras se preocupavam com o Pelé, dois em cima dele. Eu deitava”, disse Edu durante o trajeto até o Estádio Samuel Ogbemudia, palco da grande vitória.

A partida é tão marcante e significativa porque os nigerianos interromperam a guerra que acontecia no local para irem ao estádio ver o time do “Rei do Futebol”, o Rei Pelé. Ao entrarem no gramado, Edu e Manoel se emocionaram.

“Estava recém-contratado, vindo da Seleção Olímpica. Tudo era bonito, tinha arquibancada de um lado só. Tirei algumas fotos com ele (Edu), com o Rildo, Negreiros. Realmente é muito gratificante para nós voltar aqui e ver essa realidade. Tornou-se um estádio muito bonito”, disse Manoel Maria.

Reconhecendo a importância do jogo para o fim da guerra, Edu fez uma declaração lembrando também da sua ancestralidade.

“Voltar em paz. Graças a Deus, fizemos com que isso reinasse até hoje. Depois de um ano daquele nosso jogo, a guerra parou e a paz reina até hoje. Isso é maravilhoso, saber que nós fazemos parte dessa história também. Eu mais ainda, porque tenho 100% ancestralidade africana. Estou em casa, ao lado dos irmãos. Uma felicidade muito grande”, disse Edu.

O vídeo

O vídeo publicado pelo clube ainda mostra um amistoso realizado em comemoração aos 53 anos da partida simbólica. Um time com jogadores do clube local Bendel Insurence vestiu o terceiro uniforme do Santos e atuou contra atletas da mesma cidade, que vestiram o uniforme branco.

Novo uniforme do Santos relembra raízes africanas de sua história. Foto: Santos FC.

A viagem é um capítulo importante no lançamento do terceiro uniforme da equipe santista, que traz estampas baseadas na cultura da Nigéria e de outros países da África, com cores preta e cinza chumbo.

Na parte interna da gola, a camisa estampa a frase “Juntos Pela Paz, Juntos Pelo Futebol Alegre”, com referência ao período da guerra. Na parte de trás, o uniforme tem “Nigéria 1969” e “O Dia em que a Guerra Parou”, frisando o contexto histórico que faz parte da campanha da Umbro, que relembra momentos que marcaram o futebol.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Paula Vieira

Posts Recentes

Brasil x Japão: onde assistir, escalações e arbitragem

A Seleção Brasileira enfrenta o Japão neste domingo (28), pela segunda rodada do Grupo C…

27 de julho de 2024

Real Madrid apresenta Endrick, que se emociona

Neste sábado, o Real Madrid apresentou o atacante Endrick. Visivelmente emocionado, o atacante, que completou…

27 de julho de 2024

Jair celebra parceria com Gil na zaga do Santos

Revelação nas categorias de base do Santos, o zagueiro Jair, de apenas 19 anos, vem…

27 de julho de 2024

Argentina bate Iraque e se recupera nos Jogos Olímpicos

A Argentina sofreu, mas se recuperou no Grupo B dos Jogos Olímpicos na manhã deste…

27 de julho de 2024

Betinho Marques: 25 de julho, dia mundial do Hulk e da liberdade atleticana

Há onze anos o mundo viveu um clarão de dignidade. Há 38 anos um herói…

27 de julho de 2024

Bittencourt apresenta ao Conselho do Fluminense projeto de empresa para gerir Maracanã

Em reunião na noite desta sexta-feira (26), no Salão Nobre do Fluminense, nas Laranjeiras, o…

27 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!