Agora é oficial. O Santos está fora da Copa do Brasil de 2024. Após a derrota por 3 a 0 para o Fluminense, nesta quarta-feira (29), na Vila Belmiro, pela 36° rodada do Brasileirão, o Peixe não tem chances de se classificara para o torneio de mata-mata no ano que vem. As chances eram bem remotas, mas foram concretizadas após o duelo contra o Tricolor Carioca.

Antes da rodada começar, a situação do Peixe para conquistar uma vaga na competição, a equipe precisava vencer todos os jogos até o final do Brasileirão. Além disso, tinha que torcer para o Athletico Paranaense perder as três restantes. Contudo, o Furacão nem precisou entrar em campo para confirmar a vaga, já que o Santos perdeu para o Fluminense.

Santos não tem chances de se classificar para a Copa do Brasil – Foto: Raul Baretta/ Santos FC.

O Santos está em 15° lugar, com 43 pontos, e no máximo alcançará 49. O Athletico é o 8°, com 52, e não corre risco de ser ultrapassado pelo Peixe. Assim, o Alvinegro Praiano ficará de fora da edição da Copa do Brasil em 2024.

Mudança no regulamento tira Santos da Copa do Brasil

Com a mudança no regulamento da Copa do Brasil, os torneios estaduais ganharam grande importância e se tornaram o principal meio de classificação. Palmeiras, Água Santa, Red Bull Bragantino, Ituano e São Bernardo garantiram suas vagas por meio do Paulistão. Já o São Paulo garantiu sua vaga ao ganhar a Copa do Brasil. Como Palmeiras e Red Bull Bragantino devem terminar o Campeonato Brasileiro no G-6, eles vão conseguir garantir vaga na competição através do torneio nacional. Assim, abrindo vaga para Corinthians e Botafogo-SP.

Mais uma vaga seria aberta para um time paulista apenas se o Corinthians chegasse ao G-6. No entanto, é matematicamente impossível, já que o Timão não tem mais condições de se classificar para a Libertadores. Além disso, caso o time do Parque São Jorge conseguisse tal feito, a vaga iria para o Mirassol, que terminou em uma colocação melhor na tabela geral do Estadual.

Convite para disputar a Copa do Brasil?

Aliás, em entrevista há alguns meses atrás, o presidente do Peixe, Andres Rueda, afirmou que o clube não ficaria fora da Copa do Brasil, alegando que acreditava em um convite. No entanto, isto não deve acontecer.

Caso não jogue a competição, o Santos deixará de arrecadar um valor considerável. Neste ano, por ter avançado até as oitavas de final, o clube faturou em torno de R$ 8,5 milhões em premiações somando todas as fases. A equipe acabou eliminada pelo Bahia.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários