Nesta terça-feira, em Caracas,  contra o Deportivo Lara, o Santos fez um bom primeiro tempo, se perdeu durante alguns minutos na etapa final, mas cumpriu o seu objetivo: empatou em 1 a 1 e está classificado para a terceira fase da Copa Libertadores-2021. Soteldo fez um belo gol para o Peixe no primeiro tempo. Anzola empatou na etapa final.

Como venceu na ida (2 a 1), o atual vice-campeão continental avança de fase para enfrentar o vencedor de San Lorenzo e Universidad de Chile (na primeira partida, em Santiago, 1 a 1).

Dep. Lara x Santos - Ivan Storti/SantosFC
Solteldo passa pela marcação e leva o Santos ao ataque contra o Deportivo Lara  – Ivan Storti/SantosFC

Primeiro tempo

O Santos dominou quase toda a etapa inicial. Embora jogasse em casa, o Deportivo Lara deixava o Peixe ficar com a bola para tentar algo em contra-ataques. O problema é que o time da casa não tinha qualidade (exceto por Bueno) e nem  velocidade para ter sucesso com essa estratégia.  Prova disso: até os 40 minutos, o Santos ostentava 76% de posse. Só que o Peixe chegava perto do gol  (principalmente com Marcos Leonardo e com  Ângelo), mas só deu um chute perigoso nos primeiros 35 minutos.  Felizmente, aos 37,  chegou ao 1 a 0 numa bela cobrança de falta de Soteldo. A partir daí, o Santos recuou e o Lara, aí sim,  teve as duas primeiras chances, uma delas  em falha do goleiro João Paulo. Mas sem sucesso.

Segundo tempo

Veio etapa final e o Santos voltou bem menos ligado. O Deportivo Lara equilibrou o jogo e, assim como ocorreu na partida de ida, fez o seu gol numa bola levantada que España ajeitou para a cabeçada o zagueiro Anzola. Com o 1 a 1, o Lara precisava de mais um gol para levar a decisão para os pênaltis.

O Santos ficou tenso e o Lara seguiu perigoso, construindo suas melhores chances em chuveirinhos.  Na reta final, com o rival partindo para cima, Holan mudou o trio ofensivo do Peixe. Queria ter maior força no contra-ataque e aproveitar os espaços que os venezuelanos deixavam na defesa. Pará quase fez o gol da vitória, aos 43. Mas o placar ficou no 1 a 1. Serviu para garantir a vaga. E agora a torcida fica na fé  nos retornos de Marinho e Kaio Jorge.  Estão  fazendo falta.

DEPORTIVO LARA/VEN 1X1 SANTOS

Data e Horário: 16/3/2021 – 2ª fase da Libertadores-2021 (jogo da volta)
Local: Olímpico, Caracas (VEN)

DEPORTIVO LARA: Luis Curiel; Anzola, Espana, Sifontes e Christopher Rodriguez; Meleán (Jean Castillo, aos 34′ do 2ºT), Segovia e Jesús Bueno; Castellanos (Bryan Castillos, aos 15′ do 2ºT) , Darwin Gómez e Angel (Salazar, aos 28′ do 1ºT). Técnico: Leonardo González.

SANTOS: João Paulo; Pará, Kaiky, Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison, Sandry (Gabriel Pirani, aos 32′ do 2ºT) e Soteldo; Ângelo (Lucas Braga, aos 32′ do 2ºT) , Marcos Leonardo (Bruno Marques, aos 37′ do 2ºT) e Jean Mota (Vinicius Baliero, aos 20′ do 2ºT). Técnico: Ariel Holan

Gols: Soteldo, aos 37′ do 1ºT (0-1); Anzola, aos 19′ do 2ºT (1-1)

Árbitro: Victor Carrillo (PER)
Auxiliares: Jonny Bossio e Michael Orue (ambos do Peru)
VAR: Emerson de Carvalho (BRA)

Cartões amarelos: Meleán, Anzola (LAR); Sandry e Jean Motta (SAN)

Comentários