Santos

Santos se despede do Rei Pelé

O Santos, único clube que Pelé defendeu no Brasil (por quase 20 anos), faz uma série de homenagens ao Rei do Futebol, que faleceu nesta quinta-feira (29), vítima de câncer de colón. Ele estava com 82 anos. Junto de um desenho de uma coroa, simbolizando uma majestade, o Peixe escreveu “eterno”.

Pelé, aliás, será velado na Vila Belmiro. O Santos decretou luto oficial de sete dias e a bandeira foi hasteada a meio mastro, de acordo com nota oficial. Já em seu site oficial, o clube paulista escreveu:

“O Santos FC lamenta profundamente o falecimento do melhor jogador de futebol de todos os tempos, o homem que levou o nome do Alvinegro Praiano para o mundo, nosso maior ídolo, que eternizou a camisa 10 e a transformou em obra de arte. Qualquer homenagem é pequena perto da grandeza de Edson Arantes do Nascimento, o nosso eterno Rei Pelé.”

Reinado

Pelé nasceu Edson Arantes do Nascimento, em Três Corações, em Minas Gerais, no dia 23 de outubro de 1940. Ele deu os seus primeiros passos no futebol no Bauru, em 1953. Três anos depois, debutava no Santos, clube pelo qual pavimentou um caminho insuperável dentro das quatro linhas. No Peixe (1954 a 1974), Pelé conquistou duas Libertadores, dois Mundiais de Clubes, seis Brasileiros, quatro Torneios Rio-São Paulo e dez Paulistas.

Na Seleção Brasileira, o Rei estreou em julho de 1957. No ano seguinte, com apenas 17 anos, conquistou a Copa do Mundo, marcando um gol antológico na final, contra a anfitriã Suécia. O camisa 10 ganhou mais dois Mundiais: 1962, no Chile, e 1970, no México. Inclusive, naquele momento, já era uma lenda do futebol e melhor jogador de todos os tempos. O Rei ainda jogou nos Estados Unidos antes de pendurar, definitivamente, as chuteiras. Por lá, defendeu o New York Cosmos de 1975 a 1977.

O número um
Em 2000, para ratificar o seu reinado, Pelé, então, foi eleito Jogador do Século pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) e foi um dos dois vencedores do prêmio Melhor Jogador do Século da Fifa. No mesmo ano, o ex-atacante foi eleito, enfim, o Atleta do Século pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

Em campo, com mais de mil gols durante a carreira, Pelé era, antes de tudo, um jogador completo em todos os fundamentos. Dribles, jogo aéreo, arremates, passes, tiros livres… Em resumo, até hoje não surgiu outro igual.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Roberto Assaf

Posts Recentes

Léo Jardim x John: goleiros fazem duelo à parte no clássico entre Vasco e Botafogo

staVasco e Botafogo se enfrentam neste sábado (29), às 18h30 (de Brasília), no estádio São…

28 de junho de 2024

Canadá x Chile: onde assistir. escalações, arbitragem

Canadá e Chile se enfrentam neste sábado, às 21h (e Brasília), pela última rodada do…

28 de junho de 2024

Argentina x Peru: Onde assistir, escalações, arbitragem

Argentina e Peru se enfrentam neste sábado, às 21h (de Brasília), pela última rodada do…

28 de junho de 2024

O Fluminense requer providências pra ontem

Lanterna do Campeonato Brasileiro, o Fluminense se assusta com o fantasma do rebaixamento e apavora…

28 de junho de 2024

Botafogo SP x Sport: onde assistir, arbitragem e escalações

O Sport encara o Botafogo-SP neste sábado (29), no Estádio Santa Cruz, pela 13ª rodada…

28 de junho de 2024

Técnico da Argentina pega suspensão por um jogo na Copa América

Lionel Scaloni não poderá comandar a Argentina na partida diante do Peru neste sábado (29),…

28 de junho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!