Na Arena do Grêmio, nesta quarta-feira,  Grêmio e Santos empataram em 1 a 1, na partida de ida das quartas de final da Libertadores-2020. O jogo foi muito catimbado, cheio de faltas e confusões e com uma arbitragem bastante confusa de Juan Benítez. Kaio Jorge fez o gol no primeiro tempo e o Grêmio empatou com Diego Souza cobrando um pênalti apenas confirmado pelo VAR aos 56 minutos da etapa final.  Com o resultado, quem vencer se classifica para a semifinal. Empate em 0 a 0  classifica o Santos. 1 a 1 leva para os pênaltis. A partir de 2 a 2  a classificação será gremista. O resultado acabou sendo bom para os gremistas, que jogaram mal e se salvaram praticamente no último lance.

 

Grêmio x Santos - 9/12/2020 - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
O gremista Pepê não teve vida fácil com Pará sempre na sua cola  – LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

 

Sem Jean Pyerre e Soteldo

Antes do jogo, cada equipe teve desfalque de última hora. No Grêmio,  muitos esperavam a recuperação de Jean Pyerre, mas, como ele não estava 100%, entrou Pinares no meio de campo. No Santos,  Soteldo começou a ter febre no início da tarde, fez exames e foi confirmado que ele estava com COVID-19, seguindo para a quarentena. Sandry entrou  em seu lugar.

Primeiro tempo quente

O resumo do primeiro tempo: jogo truncado, o Santos fazendo o gol no único lance de perigo e graças a uma falha de Vanderlei,  e o Grêmio não fazendo nada ofensivamente. O destaque negativo foi o confuso árbitro Juan Benítez.

Início truncado

Logo com 40 segundos, uma dividida no meio de campo quase colocou Diogo Barbosa a nocaute. Kannemann subiu para rechaçar a bola e acertou o companheiro, que precisou de dois minutos para se recuperar.  O Santos começou fazendo marcação pressão nos volantes, evitando que a bola chegasse aos criadores e ao ataque. E seguiu nessa toada o primeiro tempo inteiro. Pinares, substituto de Jean Pyerre, não dava qualidade ao passe. Nervoso, o time perdia bolas fáceis e cometia muitas faltas. Tanto que antes dos dez minutos dois jogadores já tinham levado amarelo.

O Peixe também não estava inspirado. Sandry e Jobson mais presos, Pituca saindo para o jogo e os três homens de frente voltando para pedir a bola. Mas nenhuma construção.  Com os dois times ineficazes no ataque, o gol saiu de modo fortuito. Pará cruzou na área, Vanderlei  saiu mal, socando a bola para o meio. Felipe Jonatan recolocou a bola  na área e Kaio Jorge deslocou para o gol.

Chapa quente

Mal saiu o gol e uma entrada de Jobson em Luiz Fernando gerou a primeira confusão da partida, com empurra-empurra. No minuto seguinte, uma dividida entre Pituca e Pinares no meio de campo gerou nova confusão. Num primeiro momento, o fraco juiz Juan Benítez expulsou  Pinares. Depois, ao observar o VAR, cancelou o cartão do gremista e deu amarelo para Pituca. E tome distribuição de amarelos.

Segundo tempo

Os 45 minutos finais foram melhores, com os times criando as chances que foram tão raras no primeiro tempo.  Os gremistas lamentaram que a falta de David Braz (entrou no lugar de Kannemann) tenha parado na ótima defesa de John Victor e que Diego Souza tenha cabeceado muito fraco a única bola que ele ganhou da dupla de zaga santista. O Peixe assustou com Pituca, Marinho, Jean Mota  e principalmente Kaio Jorge, que chutou para fora um gol, certo.

No último lance do jogo, aos 50 minutos, Ferreira cruzou e a bola bateu na mão de Vinicius Baliero, que tinha acabado de entrar. Após dois minutos de checagem, o árbitro foi ao VAR. e confirmou o pênalti. Diego Souza cobrou , aos 56 minutos, e empatou a partida. Empate com sabor de vitória para o Grêmio.

 

GRÊMIO 1X1  SANTOS 

Data e hora: 09/12/2020, às 19h15 (de Brasília) – Quartas de final da Libertadores  (Jogo de ida)
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre(RS)

GRÊMIO: Vanderlei; Victor Ferraz (Churín, aos 43′ do 2ºT), Geromel, Kannemann  (David Braz, no Intervalo) e Diogo Barbosa; Maicon (Darlan, aos 20′ do 2ºT), Matheus Henrique, Pinares (Everton, aos 32′ do 2ºT)  e Luiz Fernando (Ferreira, aos 20′ do 2ºT); Diego Souza e Pepê. Técnico:  Renato Gaúcho
SANTOS:  John, Pará (Jean Mota, aos 39′ do 2ºT), Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan; Jobson (Alison, aos 13′ do 2ºT), Diego Pituca e Sandry (Vinicius Baliero, aos 44′ do 2ºT); Marinho (Bruno Marques, aos 40′ do 2ºT), Lucas Braga e Kaio Jorge (Madson, aos 31′ do 2ºT)  Técnico :  Cuca

Gols: Kaio Jorge, aos 35′ do 1ºT (0-1), Diego Souza, de pênalti, aos 56′ do 2ºT (1-1)

Árbitro: Juan Benítez Belgrano (Fifa-PAR)
Auxiliares: Eduardo Cardozo e Milciades Saldivar (ambos do Paraguai)
VAR: Eber Aquino  (PAR)

Cartões Amarelos:  Matheus Henrique, Maicon, Diogo Barbosa (GRE); Luan Peres, Jobson, Diego Pituca, Sandry (SAN)

Cartões vermelhos: Diego Pituca (SAN, aos 46′ do 2ºT)

Comentários