O Santos garantiu nesta terça-feira (1º) classificação para as quartas de final da Copa Libertadores, mesmo perdendo para a LDU por 1 a 0, na Vila Belmiro. O Peixe havia vencido o jogo da ida, no Equador, por 2 a 1. Agora, os santistas aguardam o vencedor do confronto entre Grêmio e Guarani (PAR) para conhecer o adversário.

Santos x LDU - 1/12/2020
O Santos não teve uma boa atuação contra a LDU – Ivan Storti / Santos FC

No primeiro tempo, o Santos administrou a vantagem do jogo de ida. O time santista deu raros espaços para os equatorianos, e tentava surpreender nos contra-ataques com os pouco inspirados Marinho e Soteldo. O único lance de perigo na etapa inicial foi a cabeçada de Lucas Veríssimo, aos 28 minutos, que explodiu no travessão de Gabbarini.

A LDU voltou pra o segundo tempo arriscando mais. O Santos, com a vantagem do empate, tentava algumas estocadas com Marinho, e as descidas de Pará pela direito. Soteldo continuava com uma atuação bem irregular. A entrada de Marcos Caicedo melhorou o rendimento da LDU, que de tanto pressionar, abriu o marcador aos 19 minutos, com Zunino batendo cruzado, sem chances para John. O VAR demorou quatro minutos para validar o gol equatoriano. O desespero bateu no Santos. O mesmo Zunino quase marcou o segundo gol da LDU, aos 30. O Santos se defendeu como podia, garantindo a vaga nas quartas de final da Libertadores.

Nos acréscimos, o árbitro Nestor Pitana perdeu o controle da partida. Ele deu seis minutos de acréscimo, mas deixou o jogo seguir mesmo depois de o tempo ter se esgotado. Aos 53 minutos, o goleiro John, do Santos, sofreu falta e Lucas Veríssimo foi tirar satisfação com o equatoriano. Foi a senha para o início de uma confusão. Depois de consultar o VAR por quase quatro minutos Pitana decidiu expulsar Villarruel, Aguirre, ambos da LDU, e Luiz Felipe, do Santos.

SANTOS 0 x 1 LDU

01/12/2020 – Jogo de volta – Oitavas de final – Libertadores

Estádio Vila Belmiro (SP) – portões fechados.

SANTOS: John, Pará, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan; Diego Pituca, Alison e Lucas Braga (Madson, aos 37/2T); Marinho, Kaio Jorge (Bruninho, aos 28/2T) e Soteldo (Sandra, aos 36/2T). Técnico: Cuquinha*.

LDU: Gabbarini, Perlaza (Zunino, aos 8/2T), Luis Caicedo, Ordóñez e Ayala (Cruz, aos 11/2T); Alcivar, Villaruel (Aguirre, aos 37/2T), Vega, Quintero e Billy Arce (Marcos Caicedo, aos 12/2T) ; Jhojan Julio e Martínez Borja: Pablo Repetto.

Gols: Zunino (0-1, aos 19/2T)

Árbitro: Nestor Pitana (ARG). Auxiliares: Diego Bonfá (ARG) e Gabriel Chade (ARG).
Árbitro de vídeo:  Mauro Vigliano (ARG).

Cartão Amarelo: Alison, Soteldo, John (Santos) e Ayala, Luis Caicedo (LDU).

Cartão Vermelho: Aguirre, Villaruel, Feitosa (LDU) e Luiz Felipe (Santos).

*Cuquinha comandou o time no lugar do técnico Cuca que testou positivo para Covid-19.

Comentários