O São Paulo teve uma atuação de gala no Morumbi, na noite desta quinta-feira (8),,e atropelou o Tolima por 5 a 0, pela quinta rodada da fase de grupos da Sul-Americana. Dessa maneira, o Tricolor segue invicto na competição e manteve a liderança do Grupo D. Caio Paulista (2x), Calleri, Luciano e David anotaram os gols da equipe comandada pelo técnico Dorival Júnior. O primeiro tempo dos são-paulinos foi praticamente perfeito, e os donos da casa ainda tiveram a oportunidade de jogar com um jogador a mais desde os 25 minutos da etapa inicial, quando Riascos foi expulso ao receber o segundo cartão amarelo no momento do primeiro gol tricolor.

São Paulo
Jonathan Calleri comemora o gol que abriu o caminho para a goleada do São Paulo sobre o Tolima – Nelson Almeida/Getty Images

Dessa forma, o São Paulo chegou aos 13 pontos e manteve a liderança isolada do Grupo D. A vantagem para o vice-líder Tigre segue de três pontos. Por outro lado, o Tolima ficou com os mesmos cinco pontos, em terceiro, enquanto o Academia Puerto Cabello é o lanterna, com zero. Além disso, o Tricolor está matematicamente garantido na próxima fase da Sul-Americana.

Ao mesmo tempo, um empate diante do Tigre na próxima e última rodada da fase de grupos garante a liderança e não vai precisar disputar o play-off que antecede a fase oitavas de final.

O jogo

O São Paulo teve uma grande atuação e resolveu o jogo ainda no primeiro tempo. Depois de suportar as faltas duras do Tolima, Calleri abriu o placar com um golaço aos 27 minutos. No mesmo lance, o lateral Riascos, que já tinha amarelo, foi expulso por falta no início da jogada. Assim, com um jogador a mais e em vantagem no placar, o Tricolor atropelou os adversários e encaminhou a vitória. Com corta-luz de Calleri em ambas jogadas, Luciano e Caio Paulista completaram o placar e a equipe levou a vantagem de 3 a 0 para o vestiário.

Com o jogo praticamente ganho, o técnico Dorival Júnior optou em fazer logo três alterações na equipe e poupar jogadores como Calleri, Rafinha e Pablo Maia. No entanto, o Tricolor manteve o domínio da partida e seguiu com chances de ampliar. Michel Araújo desperdiçou a primeira delas ao finalizar uma chance inacreditável por cima do gol. Mas, a oportunidade perdida não fez falta. Aos 15 minutos, após jogada de bola parada, Caio Paulista aproveitou a sobra de bola na entrada da área para anotar o segundo no jogo com um golaço no ângulo. Ainda deu tempo para David, que saiu do banco de reservas, fazer o quinto gol e confirmar a goleada por 5 a 0.

SÃO PAULO 5X0 TOLIMA

Sul-Americana 2023 – 5ª rodada do Grupo D
Data e Horário: 08/6/2023, às 19h (de Brasília)
Local: Estadio do Morumbi, São Paulo (SP)
SÃO PAULO: Rafael, Rafinha (Nathan Mendes, no intervalo), Arboleda, Beraldo e Caio Paulista; Pablo Maia (Luan, no intervalo), Gabriel Neves e Michel Araújo (Rodrigo Nestor, aos 20′ do 2t); Luciano (Marcos Paulo, aos 20′ do 2t), Calleri (David, no intervalo) e Juan. Técnico: Dorival Júnior
TOLIMA: Neto Volpi; Riascos, Arboleda, Cuenú e Junior Hernández (Boné, aos 17′ do 2t); Juan Ríos, Nieto (Trujillo, aos 17′ do 2t), Arango, Guzmán (Juan Mera, aos 30′ do 1t) e Lucumí; Herazo. Técnico: Juan Cruz Real.
Gols: Calleri, aos 27′ do 1t (1-0); Luciano, aos 34′ do 1t (2-0); Caio Paulista, aos 36′ do 1t (3-0); Caio Paulista, aos 15′ do 2t (4-0); David, aos 36’do 2t (5-0)
Árbitro: Leodan González (URU)
Auxiliares: Richard Trinidad (URU) e Pablo Llarena (URU)
VAR: Antonio Garcia (URU)
Cartões amarelos: Rafinha (SAO); Riascos, Cuenú, Juan Mera (TOL)
Cartão vermelho: Riascos (TOL)

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários