O São Paulo é o campeão paulista de 2021. Depois do empate em 0 a 0 no jogo de ida, a equipe tricolor venceu por 2 a 0 o Palmeiras na tarde deste domingo, no Morumbi. Os gols da partida foram anotados por Luan e Luciano, um em cada tempo. Com o título, os são-paulinos encerram jejum de quase nove anos sem levantar uma taça – a última havia sido a Copa Sul-Americana em 12 de dezembro de 2012. No Estadual, a conquista não vinha desde 2005.

Hernán Crespo é o primeiro técnico estrangeiro a vencer o Paulista em 46 anos

tricolor
Luan comemora o seu gol diante do Palmeiras ainda no primeiro tempo, que abriu caminho para a conquista tricolor – Reprodução

Este foi o 22º título estadual do São Paulo, que se iguala ao Santos. Quem segue disparado no ranking dos maiores campeões é o Corinthians, com 31. Em segundo, aparece o Palmeiras, com 23.

O São Paulo não perdeu nenhum clássico na temporada. Em cinco oportunidades, foram três vitórias e dois empates. Derrotou Santos (4 a 0) e Palmeiras, duas vezes (1 a 0, na primeira fase, e 2 a 0 na primeira final), e ficou na igualdade com Corinthians (2 a 2) e Palmeiras (0 a 0, no primeiro duelo da final).

Primeiro tempo

São Paulo e Palmeiras fizeram um primeiro tempo com muita cautela – a exemplo do que ocorrera no Allianz Parque. A equipe de Abel Ferreira teve discreta superioridade ao avançar a marcação, pressionar na saída de bola adversária e criar oportunidades quando roubava as bolas. Aos oito, Danilo Barbosa finalizou para fora ao receber na entrada da área. O clima ficou quente depois que Liziero acertou Rony com o braço e recebeu uma encarada do técnico português – o árbitro Raphael Claus aplicou cartão para o são-paulino, controlou a temperatura e comandou o restante do primeiro tempo sem maiores percalços. A diferença ficou na coragem de finalizar de longe, com Luan, que, aos 36 minutos, aproveitando sobra na entrada da área, chutou e contou com um desvio da bola em Felipe Melo, que afastou qualquer chance de defesa de Weverton. O São Paulo foi superior no modo com o qual trabalhou a bola e deixou o rival longe do seu gol. O Palmeiras, por sua vez, fazia uma partida segura até então, apesar dos erros técnicos de Rony e Luiz Adriano na frente.

Luciano deixa Weverton batido para fazer o segundo do São Paulo – Paulo Pinto / saopaulofc.net

Segundo tempo

O Palmeiras precisava mudar de postura para buscar o empate na etapa final. Luciano entrou no lugar de Pablo para ser a referência do ataque são-paulino. E por pouco a estratégia não deu certo. O camisa 11 teve a chance de colocar o São Paulo com uma mão na taça aos cinco minutos, mas finalizou, desequilibrado, para fora quando estava dentro da área depois de um vacilo da defesa alviverde. Acostumados a jogar nos contra-ataques, os comandados de Abel Ferreira tinham muita dificuldade para furar bloqueios. O São Paulo chegava com perigo, até que Luciano, aos 31, ganhou da marcação após cruzamento de Rodrigo Nestor e sacramentou a vitória no Choque-Rei, dando aos são-paulinos um título paulista que não vinha desde 2005. O Palmeiras foi para cima no desespero e cedeu espaços que, por pouco, não resultaram em mais gols. Os donos da casa administraram a vantagem e asseguraram a conquista. A festa é tricolor no Morumbi!

SÃO PAULO 2×0 PALMEIRAS – Segundo jogo da final do Campeonato Paulista

Local: Estádio do Morumbi
Data: 23/5/2021 – Domingo

São Paulo: Tiago Volpi; Arboleda, Miranda e Léo; Igor Vinícius, Luan (Rodrigo Nestor, aos 17′/2ºT), Liziero (William, aos 37′/2ºT), Gabriel Sara, Igor Gomes (João Rojas, aos 28′/2ºT) e Reinaldo; Pablo (Luciano, intervalo). Técnico: Hernán Crespo.

Palmeiras: Weverton; Luan (Gabriel Menino, aos 16′/2ºT), Gustavo Gómez e Renan; Mayke, Felipe Melo (Danilo, a 1′/2ºT), Danilo Barbosa (Patrick de Paula, a 1′/2ºT), Raphael Veiga (Gustavo Scarpa, aos 23′/2ºT) e Victor Luis (Wesley, aos 16′/2ºT); Rony e Luiz Adriano. Técnico: Abel Ferreira.

Gols: Luan, aos 36′ do 1ºT (1-0); Luciano, aos 31′ do 2ºT (2-0).

Cartões Amarelos: Liziero e Igor Gomes (SPA); Renan e Wesley (PAL).
Cartões Vermelhos: Não houve.

Árbitro: Raphael Claus
Assistentes: Daniel Zolli e Neuza Back
VAR: Márcio Henrique de Gois

Comentários