São Paulo e Palmeiras se enfrentam nesta segunda-feira (20), às 20h, no Morumbi, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, iniciando uma série de embates entre as equipes, que ainda se enfrentam pela Copa do Brasil nesta semana. A partida de hoje será o 12º Choque-Rei  desde a chegada de Abel Ferreira ao Verdão. Um confronto marcado pelo equilíbrio.

São Paulo e Palmeiras tem equilíbrio no retrospecto na era Abel Ferreira – Paulo Pinto / saopaulofc.net

O Palmeiras de Abel Ferreira vem sendo o principal clube do Brasil e da América nos últimos dois anos, conquistando duas Libertadores, Campeonato Paulista, Copa do Brasil, Recopa Sul-Americana e Supercopa do Brasil. Mas o treinador português sempre viu, no lado do Morumbi, uma pedra no sapato durante suas campanhas.

Em 11 clássicos desde que Abel assumiu o Verdão, a vantagem é são-paulina. Foram três vitórias do Palmeiras, quatro triunfos do São Paulo e outros quatro empates. Em finais, os palmeirenses ganharam um Paulista em 2022, mas o Tricolor Paulista havia ganhado no ano passado sobre o mesmo rival. O Alviverde tem uma classificação a seu favor, na Libertadores de 2021. Algo que o São Paulo pode de certo modo devolver com uma classificação na Copa do Brasil.

O que não é parelho é o número de treinadores de cada clube no período. Enquanto apenas Abel foi o técnico principal do time do Palmeiras desde fevereiro de 2021, o São Paulo teve Vizzoli, Crespo e, agora, Rogério Ceni no comando. Entretanto, o equilíbrio no duelo se manteve.

O Morumbi, palco da partida desta segunda-feira, foi o local que mais teve clássicos neste período, o que demonstra uma vantagem para o Tricolor Paulista. Foram três empates, duas vitórias do São Paulo e apenas um triunfo do Palmeiras.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários