Superior ao Atlético-MG no primeiro tempo e com um a mais na etapa final, o São Paulo derrotou o Atlético-MG por 3 a 0, nesta quarta-feira, pelo Brasileirão. Igor Gomes, num golaço na primeira etapa e tentos de Sara e Toró na etapa final, decidiram o jogo que manteve o São Paulo em confortável vantagem na liderança, com 53 pontos.

O Atlético segue em segundo lugar, com 46, mas vendo o Flamengo (que tem dois jogos a menos do que os ponteiros) em seus calcanhares.

São Paulo 3 x 0 Atlético-MG - Morumbi - Brasileiro - Rubens Chiri/saopaulofc.net
São Paulo não teve trabalho para bater o Atlético-MG no Morumbi – Rubens Chiri/saopaulofc.net

Primeiro tempo

São Paulo e Atlético-MG fizeram jogo muito estudado no primeiro tempo. Com três zagueiros, o Atlético procurou liberar seus laterais para o ataque, mas isso acabou sendo pouco efetivo. Afinal, o São Paulo teve  posse de bola maior e praticamente jogou na intermediária atleticana.  Com isso, para o Galo, o melhor foi: ou afazer marcação alta tentando roubar a bola próximo à área do rival; ou  buscar ligações diretas para Keno pela esquerda ou apostar na velocidade de Vargas. A bola chegou nestes dois atacantes, mas não havia espaço para finalização.

O São Paulo, por sua vez, levou muito mais perigo. Brenner obrigou Everson a grande defesa. Daniel Alves levou o goleiro atleticano a fazer grande defesa  numa cobrança de falta. E teve o gol, numa jogada construída por Tchê e que teve toda a qualidade de Igor Gomes para limpar a marcação e chutar de fora da área para fazer o 1 a 0 que foi o placar dos primeiros 45 minutos.

Segundo tempo

O Galo voltou com dois zagueiros, reforçando o meio de campo (Allan Franco na vaga de Igor Rabello) e isso reequilibrou o setor, com o Atlético, enfim, arriscando nas finalizações.  Mas ficou claro que a qualidade técnica caiu por causa do temporal que desabou no Morumbi ainda no intervalo. Sampaoli tentou tudo tirando um volante (Cablebe) e colocando mais um atacante (Sasha). Mas nãio deu sorte. Allan, que estava amarelado foi expulso e o Galo ficou com dez.  O São Paulo passou a ter mais espaços e chegou ao segundo gol, aos 37, quando Vitor Bueno cruzou para a chegada de Gabriel Sara.  Conta fechada? Não. Teve tempo para, aos 45, Totó, que entrara dois minutos antes, receber pela esquerda, deitar e rolar debaixo de chuva em cima de Guga e chutar para fazer 3 a 0.

SÃO PAULO 3×0 ATLÉTICO-MG

Data: 16/12/2020, – Brasileirão 25ª rodada
Local: Morumbi, São Paulo (SP)

SÃO PAULO: Tiago Volpi; Juanfran, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Luan, Daniel Alves, Tchê Tchê (Vitor Bueno, aos 35′ do 2ºT) e Gabriel Sara (Hernanes, aos 43′ do 2ºT); Igor Gomes (Toró, aos 43′ do 2ºT) e Brenner (Pablo, aos 39′ do 2ºT)  Técnico: Fernando Diniz

ATLÉTICO-MG: Everson; Gabriel, Junior Alonso e Igor Rabello (Allan Franco, no Intervalo) ;  Guga, Allan,  Calebe (Sasha, aos 20′ do 2ºT) e Guilherme Arana; Savarino (Zaracho, aos 32′ do 2ºT), Eduardo Vargas (Marrony, aos 39′ do 2ºT) e Keno (Nathan, aos 39′ do 2ºT)  Técnico: Jorge Sampaoli

GOLS: Igor Gomes, aos 24′ do 1ºT (1-0); Gabriel Sara, aos 37′ do 2ºT (2-0); Toró, aos 45′ do 2ºT (3-0)

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Bruno Raphael Pires (GO)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)
Cartões Amarelos: Bruno Alves, Tchê Tchê (SAO) Guilherme Arana, Allan (ATL)

Cartão Vermelho: Allan (ATL, aos 29′ do 2ºT)

Comentários