O São Paulo deve ter um reforço importante diante do Corinthians, nesta quarta-feira (30), às 21h30 (de Brasília), na Neo Química Arena, para conseguir a sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro. Recuperado de um edema na coxa esquerda, o volante Luan atuou por alguns minutos no empate em 1 a 1 com o Ceará, no último final de semana, e deve ser titular no Majestoso.

Luan foi um dos destaques do Tricolor na vitoriosa campanha do Campeonato Paulista. O camisa 13 precisou desfalcar o time durante algumas partidas para tratar de uma lesão na coxa e sua ausência foi bastante sentida neste início de Brasileirão. O meio-campista foi titular apenas no empate sem gols com o Fluminense e entrou aos 27 minutos do segundo tempo diante do Ceará. Sem ele, o clube do Morumbi somou apenas dois pontos em 15 disputados (dois empates e três derrotas).

Luan tornou-se fundamental no esquema tático do São Paulo – Rubens Chiri / saopaulofc.net

Os números do São Paulo com e sem Luan desde o início da temporada deixam clara a sua importância em campo. Com ele, o desempenho do Soberano muda completamente. Em 19 jogos, sendo 14 como titular, o jogador ajudou a equipe a conquistar 13 vitórias e cinco empates. A única derrota foi para o Novorizontino, na primeira fase do Estadual. Ou seja, um aproveitamento de 77,1%. Nas 12 partidas em que não atuou, porém, o rendimento despencou para 30,5% (dois triunfos, cinco igualdades e cinco revezes).

O “fator Luan” também fica nítido no número de gols sofridos. Nos 19 confrontos em que o volante esteve presente, o São Paulo levou apenas dez tentos, uma média de 0,52 por jogo. Além disso, em 13 ocasiões, o Tricolor saiu de campo sem ser vazado. Sem ele, entretanto, a equipe sofreu gol em 11 das 12 partidas e foi buscar a bola no fundo das redes em 16 oportunidades, o que eleva a média para 1,33 por embate.

Siga o Jogada10 nas redes sociais, TwitterInstagram e Facebook.

Até mesmo no setor ofensivo, a presença de Luan tem sido fundamental para melhorar o desempenho coletivo. Além de ter marcado seus dois primeiros gols como profissional ( incluindo o que abriu o caminho para a vitória sobre o Palmeiras, que valeu o título Estadual), a média de gols com o atleta em campo é superior: 1,92 contra 1,66 sem sua presença.

Jogos com Luan na temporada
19 partidas
13 vitórias
6 empates
1 derrota
77,1% de aproveitamento
13 jogos sem sofrer gol
10 gols sofridos
Média de 0,52 gol tomado por partida

Jogos em que Luan não atuou na temporada
2 vitórias
5 empates
5 derrotas
30,5% de aproveitamento
Levou gol em 11 das 12 partidas
Sofreu 16 gols em 12 apresentações
Média de 1,33 gol sofrido por jogo

Comentários