O São Paulo venceu por 1 a 0 Fluminense, neste sábado (1/7), no Morumbi. O jogo, pela 13ª rodada do Brasileiro, foi péssimo no primeiro tempo. Não teve chute no alvo: as  do Tricolor paulista foram para fora. E duas bolas foram isoladas pelo Tricolor carioca. Na etapa final, o time são-paulino, jogando em casa, foi bem melhor diante de um acuado Fluminense, que ficou se defendendo e que mais uma vez contou com as boas defesas de Fábio. Mas, aos 42, veio o gol de Luciano (ex-Fluminense) para alegria de 49.153 que prestigiaram o clássico.

Veja aqui a tabela de classificação do Brasileirão

A vitória leva o São paulo aos 21 pontos, o mesmo do Fluminense. Mas o time carioca está em quinto por ter mais gols marcados do que os são-paulinos (19 a 18). Mas ambos pedem perder até três posições ao fim da rodada.

Confira as atuações do São Paulo contra o Fluminense

O empate leva o Fluminense aos 22 pontos, mas com risco de perder posições com o fim da rodada e terminar entre o sexto e nono lugares. O São Paulo é o 11º, com 19 pontos. Na pior das hipóteses pode perder uma posição para o Cruzeiro, que ainda joga nesta rodada contra o Internacional.

Marcelo domina a bola e recebe a marcação do são-paulino Alan Franco  – Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense

Primeiro tempo: nenhum chute no alvo

O São Paulo entrou sem o zagueiro Beraldo e o atacante Calleri, lesionados, além de Caio Paulista, emprestado pelo Fluminense. Já o Tricolor não teve o zagueiro Nino, suspenso, além de André, machucado. Fernando Diniz, suspenso, foi substituído pelo auxiliar Eduardo Barros.

Veja aqui as atuações do Fluminens e contra o São Paulo

Mas o primeiro tempo foi decepcionante. O melhor lance (uma defesa de cinema de Fábio e, na sobra, Luciano perdendo em cima da linha) não valeria. Afinal, o impedimento estava marcado. Assim, nesta etapa inicial tensa e truncada, o fato relevante foi um bate-boca entre Felipe Melo e Luciano. Tiveram de ser contidos pelos companheiros. O jogo parou por três minutos. Ambos mereciam pelo menos o amarelo. Entretanto, o juiz Anderson Daronco resolveu colocar panos quentes. Afinal, Felipe Melo já tinha cartão (falta forte logos aos dez minutos).

Para se ter ideia: pesse de bola equilibrada (52% para o São Paulo), nenhum chute a gol e o  único lance que valeu e pode ser considerado de perigo foi um passe errado de Árias na área que Pablo Maia chutou e Martinelli cortou. Mais nada.

Segundo tempo: São Paulo pressiona e vence no fim

O São Paulo voltou com Wellington Rato na vaga do menino Rodriguinho, que estava apagado. Com 30 segundo Rato fez a jogada que o lateral Patryck chutou e quase marcou. Mas o jogo seguiu modorrento, com o Fluminense sem nenhuma criatividade e errando na marcação e nos passes. Aos oito, Juan de fora da área deu um chute perigoso. E quando Keno perdeu a bola perto da área, Rato cruzou e Luciano e chegou atrasado.  O São Paulo cresceu de vez. Mas quando acertou a primeira bola no alvo, com Juan, o goleiro Fábio fez bela defesa. O Flu só acordou aos 26. Uma cabeçada de Thiago Santos  para grande defesa de Rafael.  Mas o São Paulo mandava em campo. Mas Fábio estava inspirado. Nada de gol. Isso até os 42 minutos. Rafinha cruza, David ajeita e Luciano fura a retranca. Enfim, 1 a 0.

Nos acréscimos, Pablo Maia quase ampliou (nova defesa de Fábio). Fim de jogo e logo em seguida Árias deu empurrão em Pablo Maia e foi expulso.

SÃO PAULO 1X0 FLUMINENSE

13ª rodada do Brasileirão-2023
Data: 1/7/2023
Local: Morumbi, São Paulo (SP)
Público: 49.153 pagantes
Renda: 2.523.257,00
SÃO PAULO: Rafael; Rafinha, Arboleda, Alan Franco e Patryck; Pablo Maia, Gabriel Neves (Alisson, 12’/2ºT), Rodrigo Nestor (Marcos Paulo, 29’/2ºT) e Rodriguinho (Wellington Rato, Intervalo); Luciano (Nathan Méndez, aos 46′ do 2ºT) e Juan (David,  29’/2ºT). Técnico: Dorival Júnior
FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier, David Braz, Felipe Melo (Felipe Andrade, 12’/2ºT) e Marcelo (Guga, 36’/2ºT); Martinelli e Pirani (Lelê, 17’/2ºT); Árias, Keno e Cano. Técnico: Eduardo Barros (*)
(*) substituiu Fernando Diniz, suspenso
Gol: Luciano, aos 42′ do 2ºT (1-0)
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa-RS)
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo (Fifa-MG) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (VAR-Fifa)
Cartões amarelos: Gabriel Neves, Pablo Maia (SAO); Felipe Melo, Árias (FLU)
Cartão vermelho: Árias (depois do fim do jogo)

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários