O São Paulo venceu o Ceará por 4 a 3, nos pênaltis, e garantiu a classificação para a semifinal da Sul-Americana. Na noite desta quarta-feira (10), no Castelão, o Vozão bateu o Tricolor por 2 a 1 no tempo regulamentar, e o placar agregado de 2 a 2 forçou a decisão da vaga nas penalidades. Durante os 90 minutos, Mendoza e Guilherme Castilho anotaram os gols para os donos da casa, enquanto Igor Vinícius balançou manteve os são-paulinos vivos na disputa.

Nas penalidades decisivas, Fernando Sobral desperdiçou para o Ceará, enquanto Patrick, que entrou nos acréscimos do segundo tempo para participar das cobranças, garantiu a classificação do São Paulo.

Richardson (E) e Reinaldo em disputa de bola no Castelão – Kely Pereira/Getty Images

Com a classificação garantida, o São Paulo vai enfrentar o Atlético-GO na próxima fase, para ver quem avança à final da Sul-Americana. O Ceará, por sua vez, deixa a competição de forma honrosa, com a melhor campanha da história da fase de grupos.

O jogo

Embora o São Paulo tenha feito um bom primeiro tempo, no qual criou as melhores oportunidades, o Ceará conseguiu ser mais efetivo e levou a vantagem parcial para o intervalo. Na primeira grande chance, Lima balançou a rede mas estava impedido. Por outro lado, já aos 43 minutos, Mendoza levou a melhor sobre Igor Gomes em jogada de bola aérea e abriu o placar.

Na volta do intervalo, o São Paulo fez alterações na equipe que surtiram efeito. Logo aos oito minutos, Igor Vinícius aproveitou boa tabela com Rodrigo Nestor e Calleri para deixar tudo igual no placar. Com o empate, o jogo ficou aberto e ambas equipes criaram chances de balançar a rede. Após uma falha de Welington, Guilherme Castilho acertou uma linda finalização de fora da área e recolocou o Ceará em vantagem no placar aos 19 minutos. O Vozão cresceu de rendimento e passou a dominar a partida, mas não foi o suficiente para ampliar.

Pênaltis

Guilherme Castilho, autor do gol da vitória do Ceará, desperdiçou a primeira cobrança. Assim como Igor Gomes, que anotou o gol do São Paulo na partida, errou sua penalidade. Já nas cobranças alternadas, Fernando Sobral perdeu o pênalti decisivo, enquanto Patrick converteu e garantiu a classificação.

CEARÁ (3) 2X1 (4) SÃO PAULO

Quartas de final da Sul-Americana – Jogo de volta
Data e horário: 10/08/2022, às 19h15
Local: Castelão, Fortaleza (CE)
Público total: 53.582
CEARÁ: João Ricardo, Michel Macedo (Buiú, aos 35′ do 2t), Luiz Otávio, Messias, Victor Luís; Guilherme Castilho, Richardson (Erick, aos 14′ do 2t), Lima (Fernando Sobral, aos 23′ do 2t); Vina, Mendoza (Iury Castilho, aos 35′ do 2t) e Zé Roberto (Matheus Peixoto, aos 14′ do 2t). Técnico: Marquinhos Santos
SÃO PAULO: Felipe Alves; Diego Costa, Miranda e Léo; Igor Vinicius, Pablo Maia (Gabriel, no intervalo), Galoppo (Rodrigo Nestor, no intervalo), Igor Gomes, Nikão (Luciano, aos 20′ do 2t) e Reinaldo (Welington, aos 10′ do 2t) (Patrick, aos 48′ do 2t); Calleri. Técnico: Rogério Ceni
Gols: Mendoza, aos 43′ do 1t (1-0); Igor Vinícius, aos 8′ do 2t (1-1); Guilherme Castilho, aos 19′ do 2t (2-1);
Árbitro: Fernando Rapallini (ARG)
Assistentes: Juan Pablo Belatti (ARG) e Gabriel Mas Chade (ARG)
VAR: Nicolás Gallo (COL)
Cartões amarelos: Richardson, Victor Luis e Vina (CEA); Galoppo, Igor Vinícius, Miranda e Calleri (SAO)

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários