O São Paulo volta a campo nesta sexta-feira para enfrentar a Ferroviária, no Estádio do Morumbi, às 21h30, pelas quartas de final do Campeonato Paulista. O jogo, que ganhou ares de Copa do Mundo para o Tricolor Paulista, também é um confronto da equipe com seus pesadelos recentes: as quedas precoces em jogos eliminatórios.

São Paulo foi eliminado pelo Mirassol no Campeonato Paulista de 2020 em uma derrota por 3 a 2 no Morumbi – Rubens Chiri

O retrospecto do São Paulo em fase de mata-mata na última década deixa o torcedor desconfiado. Ao todo, foram 28 eliminações em jogos eliminatórios nesse período, algumas delas bem surpreendentes.

Em 2014, o Tricolor foi eliminado para a Penapolense nos pênaltis pelo Campeonato Paulista e, no mesmo ano, sofreu uma queda para o Bragantino (que não era patrocinado pela Red Bull) na Copa do Brasil, com uma derrota por 3 a 1 em pleno Morumbi.

Em 2016, houve novas eliminações nas mesmas competições. O São Paulo sofreu uma goleada vexatória por 4 a 1 para o Audax de Fernando Diniz. Na Copa do Brasil, uma nova derrota em casa, dessa vez para o Juventude, custou a eliminação precoce da equipe na competição.

Nos anos seguintes,  eliminações surpreendentes aconteceram fora do país. Em 2017, desclassificação na Sul-Americana para o Defensa y Justicia-ARG (pouco conhecido na ocasião). Em 2018, derrota nos pênaltis para o Cólon, também da Argentina. Em 2019,  o maior vexame para o São Paulo ao ser derrotado para o Talleres, novamente um time argentino, ainda na Pré-Libertadores.

O ano passado não ficou de fora. No Paulistão de 2020, derrota por 3 a 2 para um Mirassol que havia se desmontado durante o percurso por conta da pandemia. Na Libertadores, eliminação ainda na fase de grupos e, pela Sul-Americana, desclassificação para o Lanús, após fazer  o gol da classificação aos 45 do segundo tempo e sofrer o revés 1 minuto depois.

O Campeonato Paulista de 2021 surge como o torneio perfeito não só para acabar com o jejum de títulos, mas para encerrar a sina de eliminações precoces do clube. A pressão cresce pra cima de Hernán Crespo, que poupou seus titulares em um jogo de Libertadores para focar no Estadual. Vencer a Ferroviária também sustenta o bom clima do dia a dia são-paulino.

Comentários