O São Paulo entra em campo pela Libertadores nesta quarta-feira(04), na Argentina, às 19h, contra o Racing, pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. Após derrotar o Sporting Cristal por 3 a 0, no Peru, e o Rentistas-URU por 2 a 0, no Morumbi, o Tricolor duela contra seu principalmente concorrente da chave para dar um passo enorme rumo às oitavas de final da competição e bater uma marca histórica.

São Paulo x Rentistas - Divulgação/CONMEBOL Libertadores2
São Paulo derrotou o Rentistas no Morumbi, na última partida pela Libertadores – Divulgação/Conmebol

Se passar pelo o Racing, o São Paulo alcançará o melhor início do clube na história em Libertadores. Jamais a equipe venceu as três primeiras partidas da competição. O mais próximo aconteceu em 1974. Naquele ano, o São Paulo venceu o Palmeiras (2 a 0), o Jorge Wilstermann (1 a 0) e empatou com o Deportivo Municipal (1 a 1). Naquela edição, o Tricolor foi vice-campeão, perdendo para o Vélez Sarsfield-ARG na final.

Em 2004, o São Paulo voltou a ter um começo muito bom, mas derrapou no terceiro jogo da fase de grupos. O Tricolor venceu o Alianza Lima-PER (2 a 1) e o Cobreloa-CHI (3 a 1), mas caiu para a  LDU-EQU, em Quito, por 3 a 0. Naquela edição, foi eliminado na semifinal, para o Once Caldas, da Colômbia.

Em 2006, a história se repetiu. Após vencer o Caracas-VEN (2 a 1) e o Cienciano-PER (4 a 1), o São Paulo perdeu para o Chivas Guadalajara-MEX (2 a 1). O time chegou à final, mas perdeu para o Internacional.

Se vencer o Racing, a equipe do técnico Hernán Crespo chegará aos nove pontos e abrirá cinco de vantagem para o segundo colocado. Com as decisões do Paulistão chegando, a comissão técnica do São Paulo acredita que uma classificação antecipada na Libertadores pode ser fundamental para o time focar um pouco mais no Estadual e conseguir sair da seca de títulos.

 

Comentários