Futebol Brasil

Sassá decide e Amazonas é o campeão da Série C do Brasileirão

Com um gol do veterano Sassá, o Amazonas FC sagrou-se o campeão da Série C do Brasileiro-2023. A conquista nacional, inédita para o clube e para o futebol amazonense, veio neste domingo (22/10), após a vitória por 2 a 1, de virada, sobre o Brusque, na casa dos catarinenses, o Augusto Bauer (a ida, na Arena da Amazônia, foi 0 a 0). O Brusque saiu na frente com Guilherme Queiroz, de pênalti. Mas ainda no primeiro tempo Diego Torres, o melhor em campo, empatou. Aí, o polêmico Sassá, aquele mesmo que brilhou no Botafogo e defendeu o Cruzeiro, fez o gol do título aos 12 minutos.

Vale citar que Amazonas e Brusque, além de Operário e Paysandu (segundo colocados dos grupos da fase semifinal) conseguiram acesso para a Série B em 2024.

Chute de Sassá morre no fundo do gol e garante o título da Série C – Foto: Reprodução de vídeo Nosso Futebol

O empate em 0 a 0 na ida, em Manaus, deixou tudo em aberto para a finalíssima deste domingo. Campeão catarinense e com quase toda a torcida (5.000 lugares), o Brusque parecia que encaminharia o caneco pois, aos 12 minuitos, saiu na frente. Um chute de Dentinho bateu no braço da zaga e a árbitra Edina Alves marcou pênalti. Guilherme Queiroz bateu e  colocou o Brusque na frente.

Mas enquanto o time catarinense resolveu se resguardar na defesa, o Amazonas partiu para cima, Com maior posse (58%), chegou ao empate, aos 44. Diego Torres recebeu de Igor Bolt, na área, e deixou tudo igual, fazendo justiça ao placar.

Sassá garante o título do Amazonas

Veio o segundo tempo e aos 12, Sassa recebeu, desmarcado, um cruzamento direita. Ajeitou e chutou de virada. A bola entrou de fininho no canto direito do goleiro. Era a virada amazonense e o 18º gol de Sassá na comopetição. Daí para a frente, o Manaus foi com tudo buscar o empate que levaria a decisão para os pênaltis. Mas a Onça amazonense segurou o resultado. Justificou o status de visitante mais indigesto da Terceirona e, com apenas três anos de fundação, mostra a sua força: já está na Série B e com um caneco debaixo do braço.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Carlos Alberto

Repórter, setorista da Seleção Brasileira, colunista e editor do Jornal dos Sports entre 1998 e 2000. Editor, colunista e editor executivo do LANCE! de 2000 a 2020, Editor-chefe do Jogada 10 desde 2020. É formado pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha-RJ) e participou de coberturas de 6 Copas do Mundo (4 como enviado, 1 como chefe de reportagem 1 como editor-chefe), 2 Copas Américas, 1 Eurocopa, 2 Mundias de Clubes, 1 Olimpíada e 6 Champions League.

Posts Recentes

Rony desmente insatisfação com Abel Ferreira

O atacante Rony, do Palmeiras, foi um dos assuntos mais comentados nesta segunda (13). De…

13 de maio de 2024

Mbappé eleito melhor jogador do Campeonato Francês 2023/24

A Ligue 1 elegeu, nesta segunda-feira (13), Kylian Mbappé como melhor jogador do Campeonato Francês…

13 de maio de 2024

Allan confirma acerto com o Botafogo: ‘Já assinei’

O volante Allan confirmou que tem um acerto para defender o Botafogo a partir do…

13 de maio de 2024

Torcedores do São Paulo relembram passagem de Fernando Diniz

Nesta segunda-feira (13), São Paulo e Fluminense entram em campo pela sexta rodada do Campeonato…

13 de maio de 2024

Barcelona de olho em substituto para Vitor Roque

O Barcelona já começou o planejamento de elenco para 2024/25. Fora dos planos do técnico…

13 de maio de 2024

Cacau Cotta se afasta do futebol do Flamengo após racha com Braz

O ano eleitoral, seja na presidência do Flamengo ou no município do Rio de Janeiro,…

13 de maio de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!